https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/issue/feedRevista de Educação Física / Journal of Physical Education2024-03-21T18:07:26-03:00Secretaria REF / JPErevistaef.secretaria@gmail.comOpen Journal Systems<p class="font_8">A Revista de Educação Física (Rev Ed Física), Revista de Educação Física / Journal of Physical Education (REF/JPE) é uma publicação de divulgação científica do Exército Brasileiro, sendo o periódico nacional mais antigo da área de Educação Física.</p> <p class="font_8">A primeira edição foi publicada em 1932, pela <a href="http://www.esefex.eb.mil.br/" target="_blank" rel="noopener" data-content="http://www.esefex.eb.mil.br/" data-type="external">Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx)</a>. A partir de 2001 passou a ser administrada pelo <a href="http://www.ipcfex.eb.mil.br/" target="_blank" rel="noopener" data-content="http://www.ipcfex.eb.mil.br/" data-type="external">Instituto de Capacitação Física do Exército (IPCFEx)</a> e, a partir de 2014, pelo <a href="http://www.ccfex.eb.mil.br/" target="_blank" rel="noopener" data-content="http://www.ccfex.eb.mil.br/" data-type="external">Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx)</a>, sendo que a alta qualidade dos artigos e obter a indexação em portais científicos de qualidade são dois dos principais objetivos.</p> <p class="font_8">A Rev Ed Física / J Phys Ed possui caráter multidisciplinar e seu escopo inclui diversas áreas das ciências do esporte, buscando, sempre, vencer o desafio de acompanhar o desenvolvimento científico, coerente com o seu pioneirismo, destina-se a todos os profissionais e estudantes da área que desejam ampliar seus conhecimentos.</p> <p class="font_8">Ao completar 82 anos de existência, em 2014, a Revista de Educação Física / Journal of Physical Education, apresenta um novo layout para melhorar a leitura e apresenta-se disponível na versão on-line, com uma política de direitos autorais do tipo Creative Commons, que regulamenta a publicação em acesso aberto e sua utilização, contribuindo para a divulgação do conhecimento sem custos adicionais para a comunidade científica.</p>https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/2944Obesidade, frequência alimentar e nível de atividade física de crianças e adolescentes durante a pandemia de COVID-19: um estudo transversal2024-03-21T18:07:21-03:00Luana Cristina Silvaluanacristinaef@hotmail.comYan Léo De Melo Vieirayanleovieira@outlook.comCamila Fernanda Costa e Cunha Brandaocamila.brandao@uemg.br<p><strong>Introdução</strong><strong>:</strong> O isolamento social teve influência sobre os níveis de obesidade e sedentarismo em crianças e adolescentes.</p> <p><strong>Objetivo:</strong> Avaliar o estado nutricional, o nível de atividade física e a frequência alimentar (segundo categorias), além de estimar a correlação de nível de atividade física e com o estado nutricional em escolares de ambos os sexos entre 10 e 14 anos de idade, durante a pandemia de CoViD-19.</p> <p><strong>Métodos:</strong> Estudo observacional, transversal, com amostra por conveniência. Participaram 50 escolares, com idades entre 10 e 14 anos, da cidade de Claudio-MG. Foram avaliados por meio de questionários: nível de atividade física (IPAQ), frequência alimentar (QFA para adolescentes), peso e altura autodeclarados e aspectos sociodemográficos. Foram apresentadas estatísticas descritivas.</p> <p><strong>Resultados:</strong> A prevalência de obesidade foi de 25%, de excesso de peso de 29%, de eutrofia de 42% e de desnutrição de 4%. Segundo sexo, somando-se obesidade e excesso de peso, a prevalência foi de 71% em meninos e 47% em meninas. Quanto ao nível de atividade física, 40% eram irregularmente ativos e 2% sedentários. Quanto a frequência alimentar, houve maior consumo de cereais e biscoitos na comparação com verduras.</p> <p><strong>Conclusão:</strong> A maioria das crianças e adolescentes não apresentava ingestão de nutrientes adequada, o que pode acarretar distúrbios metabólicos e doenças crônicas. Além da prevalência elevada de sobrepeso e obesidade, a prevalência de irregularmente ativos e sedentários também foi elevada.</p>2024-03-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Educação Física / Journal of Physical Educationhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/2930Prevalência de sarcopenia em idosos fisicamente ativos e inativos: comparação de dois métodos de rastreamento2024-03-21T18:07:14-03:00Henrique Novais Mansurhnmansur@gmail.comNatália Rodrigues dos Reisnatyrreis@hotmail.comLeandro de Oliveira Sant’Analosantana.ufjf@gmail.comJeferson Macedo Viannajvianna@acessa.com<p><strong>Introdução</strong><strong>:</strong> A sarcopenia é uma síndrome geriátrica que precisa ser detectada precocemente.</p> <p><strong>Objetivo:</strong> Estimar a prevalência de sarcopenia (SARC) em idosos fisicamente ativos e inativos, por meio de dois métodos distintos: o SARC-CalF – que utiliza a circunferência de panturrilha e o SARC-F.</p> <p><strong>Métodos:</strong> Estudo observacional, transversal, com amostra por conveniência, composto por 109 idosos, divididos dois grupos: ativos fisicamente (GAF, n=64) e inativos fisicamente (GIF, n=45). Além dos instrumentos de rastreamento, avaliou-se a sarcopenia pelo protocolo do Grupo Europeu de Sarcopenia em Idosos (EGOWSOP).</p> <p><strong>Resultados:</strong> Ambos os grupos demonstraram maiores médias (0,35 e 0,57) em relação ao SARC-CalF. Houve diferença significativa no grupo GAF entre o SARC-CalF e o método padrão-ouro (<em>p</em>=0,0096). O grupo GIF apresentou diferença entre o SARC-CalF e padrão-ouro (<em>p</em>=0,0009) e de SARC-CalF para SARC-F (<em>p</em><0,0001). Não houve diferença significativa na análise intergrupos relacionados aos métodos utilizados (<em>p</em>>0,05).</p> <p><strong>Conclusão:</strong> SARC-CalF é mais eficiente quando avaliado em população idosa ativa fisicamente, já para uma maior precisão nos dois grupos, o SARC-F obteve um resultado melhor.</p>2024-03-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Educação Física / Journal of Physical Educationhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/2940Contribuição de cada prova no desempenho de atletas de ambos os sexos no Campeonato Mundial de Pentatlo Militar de 20192024-03-21T18:07:26-03:00Marcos Loyolatenloyola.eb@gmail.comBianca Miarkamiarkasport@hotmail.comLucas Vieira Coelho dos Santoslucascoelho@gmail.comGelson Luiz Pierre Junior pierrepqdt@yahoo.comMíriam Raquel Meira Mainentimainenti.miriam@hotmail.com<p><strong>Introdução:</strong> O Pentatlo Militar é uma modalidade composta por cinco provas: tiro de fuzil, corrida de obstáculos, natação de obstáculos, lançamento de granadas e corrida através-campo. Entender a contribuição de cada uma delas pode auxiliar na seleção de atletas e planejamento do treinamento.</p> <p><strong>Objetivo:</strong> Identificar a contribuição das provas componentes do Pentatlo Militar sobre o desempenho no resultado final da modalidade em homens e mulheres.</p> <p><strong>Métodos:</strong> Estudo observacional, transversal, com amostra por conveniência, do qual fizeram parte 173 atletas de ambos os sexos(125 homens e 48 mulheres), participantes do 66º Campeonato Mundial de Pentatlo Militar. Os resultados registrados de cada prova foram avaliados em pontos de pentatlo (pp) conforme consta nas regras da modalidade. Para estimar o grau de influência de cada prova (variáveis independentes) sobre o resultado final obtido (variável dependente), os dados foram submetidos a regressão linear.</p> <p><strong>Resultados:</strong> Em homens, o coeficiente padronizado (b) maior foi o da corrida cross-country (b=0,322), e o menor foi o do lançamento de granadas (b=0,209). Em mulheres, o b maior foi o do tiro (b=0,410), enquanto o menor foi o da corrida através-campo (b=0,196).</p> <p><strong>Conclusão:</strong> Os achados do presente estudo sugerem que, para o planejamento do treinamento do Pentatlo Militar, há uma escala de importância quanto a ênfase a ser empregada, sendo que há diferenças a serem observadas entre atletas do sexo feminino e do sexo masculino. Os resultados foram discutidos.</p>2024-03-14T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Educação Física / Journal of Physical Educationhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/2964Transtorno de estresse pós-traumático e interações psicofisiológicas de padrões cerebrais, exercício e tratamento não medicamentoso: uma revisão integrativa2024-03-21T18:07:17-03:00Lilian Martinslilitina@gmail.com<p><strong>Introdução:</strong> O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) é um problema de saúde mental proeminente em militares veteranos e, também, na população em geral. Podendo durar desde apenas alguns meses a muitos anos, causa diversas incapacidades aos indivíduos que sofrem com o transtorno. Existem opções não medicamentosas que podem, não apenas contribuir, como até mesmo serem necessárias para a recuperação integral de pacientes com TEPT.</p> <p><strong>Objetivo:</strong> Examinar as interações entre aspectos fisiológicos-psicofisiológicos e eletrofisiológicos (padrões corticais) com exercício físico, buscando possíveis alternativas não-medicamentosas para o tratamento de pacientes com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).</p> <p><strong>Resultados e Discussão:</strong> A disfunção do hipocampo é causa de TEPT e problemas no funcionamento cerebral (ansiedade, depressão e comprometimento cognitivo), além de prejuízos na função mitocôndria e na neuroplasticidade. O exercício físico e a neuromodulação autorregulatória podem contribuir, e até serem indispensáveis, para a recuperação desses pacientes.</p> <p><strong>Conclusão:</strong> Exercícios físicos, por meio da melhora induzida do nível do fator neurotrófico derivado do cérebro, do aprimoramento da função mitocondrial e da indução à neuroplasticidade e a taxa de apoptose no hipocampo contribui para a recuperação de pacientes com TEPT. Além disso, indica-se a neuromodulação autorregulatória.</p>2024-03-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Educação Física / Journal of Physical Educationhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/2943Revolução de 1930 no Brasil e interfaces com a Revista de Educação Física do Exército Brasileiro (1932-1934): uma pesquisa histórica2024-03-21T18:07:23-03:00Roberta de Souza Gomesrobertaufrj92@gmail.comRenato Cavalcanti Novaes rennovaes@hotmail.comSilvio de Cassio Costa Tellestelles.ntg@terra.com.br<p><strong>Introdução:</strong> A partir da metade da década de 30, a principal concepção pedagógica da Educação Física foi a higienista. Seu objetivo central era o ensino de hábitos de higiene e saúde, primando pelo desenvolvimento físico e da moral, por meio dos exercícios físicos</p> <p><strong>Objetivo:</strong> A pesquisa possui como objetivo compreender como as mudanças sociopolíticas decorrentes da Revolução de 1930, liderada por Getúlio Vargas, dialogaram com os conteúdos publicados na <em>Revista de Educação Física</em> do Exército, no período de 1932-1934.</p> <p><strong>Métodos:</strong> Pesquisa histórica cuja opção metodológica foi a micro-história, pois, permite entender as particularidades de um determinado momento histórico.</p> <p><span style="font-size: 0.875rem;"><strong>Resultados e Discussão:</strong> Houve diálogo entre a Revolução de 1930, a formação de um novo homem alcançada por meio da prática de exercícios físicos e o desenvolvimento da Educação Física no Brasil.. Observou-se a importância dos exercícios físicos no desenvolvimento do país e a relevância das mulheres e crianças no contexto do crescimento da nação</span></p> <p><strong>Conclusão:</strong> Reconhece-se a importância de compreender a Educação Física a partir do contexto histórico, social e político, em que ela se encontra inserida.</p>2024-03-14T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Educação Física / Journal of Physical Educationhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/2974Expediente v 92 n 2 20232024-03-21T17:08:18-03:00REF / JPE CCFExrevistaef.ccfex@gmail.com<p>Expediente v 92 n 2 2023</p>2024-03-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/2973Editorial v 92 n 2 20232024-03-21T16:52:44-03:00REF / JPE CCFExrevistaef.ccfex@gmail.com<p>Editorial v 92 n 2 2023</p>2024-03-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/2971Sumário v 92 n 2 20232024-03-21T16:45:18-03:00REF / JPE CCFExrevistaef.ccfex@gmail.com<p>Sumário v 92 n 2 2023</p>2024-03-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024