Revista de Educação Física / Journal of Physical Education https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista <p class="font_8">A&nbsp;Revista de Educação Física&nbsp;(Rev Ed Física),&nbsp;Revista de Educação Física / Journal of Physical Education (REF/JPE)&nbsp;&nbsp;é uma publicação de divulgação científica do Exército Brasileiro, sendo o periódico nacional mais antigo da área de Educação Física.</p> <p class="font_8">A primeira edição foi publicada em 1932, pela&nbsp;<a href="http://www.esefex.eb.mil.br/" target="_blank" rel="noopener" data-content="http://www.esefex.eb.mil.br/" data-type="external">Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx)</a>. A partir de 2001 passou a ser administrada pelo&nbsp;<a href="http://www.ipcfex.eb.mil.br/" target="_blank" rel="noopener" data-content="http://www.ipcfex.eb.mil.br/" data-type="external">Instituto de Capacitação Física do Exército (IPCFEx)</a>&nbsp;e, a partir de 2014, pelo&nbsp;<a href="http://www.ccfex.eb.mil.br/" target="_blank" rel="noopener" data-content="http://www.ccfex.eb.mil.br/" data-type="external">Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx)</a>, sendo que a alta qualidade dos artigos e obter a indexação em portais científicos de qualidade são dois dos principais objetivos.</p> <p class="font_8">A Rev Ed Física / J Phys Ed possui caráter multidisciplinar e seu escopo inclui diversas áreas das ciências do esporte, buscando, sempre, vencer o desafio de acompanhar o desenvolvimento científico, coerente com o seu pioneirismo, destina-se a todos os profissionais e estudantes da área que desejam ampliar seus conhecimentos.</p> <p class="font_8">Ao completar 82 anos de existência, em 2014, a&nbsp;Revista de Educação Física / Journal of Physical Education, apresenta um novo layout para melhorar a leitura e apresenta-se disponível na versão on-line, com uma política de direitos autorais do tipo&nbsp;Creative Commons, que regulamenta a publicação em acesso aberto e sua utilização, contribuindo para a divulgação do conhecimento sem custos adicionais para a comunidade científica.</p> pt-BR <span>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</span><br /><ol type="a"><li>Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/" target="_blank">Licença Creative Commons Attribution</a> que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.</li><li>Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.</li><li>Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.</li></ol> revistaef.secretaria@gmail.com (Secretaria REF / JPE) revistaef.ccfex@gmail.com (REF / JPE - Contato) sáb, 30 jan 2021 00:00:00 +0000 OJS 3.1.2.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Expediente v 89 n 4 2020 https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/2728 <p>Expediente v 89 n 4 2020</p> REF JPE Copyright (c) 2020 Revista de Educação Física / Journal of Physical Education https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/2728 sex, 29 jan 2021 00:00:00 +0000 Editorial v 89 n 4 2020 https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/2729 <p>Editorial v 89 n 4 2020</p> REF JPE Copyright (c) 2020 Revista de Educação Física / Journal of Physical Education https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/2729 sex, 29 jan 2021 00:00:00 +0000 Sumário v 89 n 4 2020 https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/2730 <p>Sumário v 89 n 4 2020</p> REF JPE Copyright (c) 2020 Revista de Educação Física / Journal of Physical Education https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/2730 sex, 29 jan 2021 00:00:00 +0000 A atividade física pode ajudar na luta contra a CoViD-19? https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/2720 <p><strong>Introdução:</strong> Como parte da Edição Especial de 2020 I, a <em>Revista de Educação Física / Journal of Physical Education</em> (REF/JPE) está trazendo aspectos científicos da prática de atividade física relacionados à pandemia de CoViD-19.</p> <p><strong>Objetivo:</strong> Comentar brevemente evidências científicas de que a prática de atividade física pode se apresentar como fator protetor para a CoViD-19.</p> <p><strong>Conclusão:</strong> Os benefícios da prática regular de atividade física são amplos e podem favorecer todo o tipo de população tanto no enfrentamento de cenários semelhantes aos que se apresentam na pandemia de COViD-19 quanto em cenários futuros.</p> Rodrigo Freitas Costa Copyright (c) 2020 Revista de Educação Física / Journal of Physical Education https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/2720 sex, 29 jan 2021 00:00:00 +0000 Saúde mitocondrial – implicações de estilo de vida e envelhecimento para a CoViD-19: uma resenha do artigo de Nunn et al. https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/2721 <p><strong>Introdução:</strong> Como parte da Edição Especial de 2020 I, a <em>Revista de Educação Física / Journal of Physical Education</em> (REF/JPE) está trazendo aspectos científicos da prática de atividade física relacionados à pandemia de CoViD-19.</p> <p><strong>Objetivo:</strong> Apresentar e indicar aos leitores da REF/JPE, a leitura da revisão integrativa de Nunn et al., publicado em um periódico internacional, que analisou a literatura a respeito da relação da saúde mitocondrial nos contextos de estilo de vida e envelhecimento e potenciais associações com desfechos de CoViD-19.</p> <p><strong>Conclusão:</strong> Após a profunda e abrangente discussão sobre o que a literatura apresenta sobre o tema abordado, os autores apontaram que a ideia de que a saúde mitocondrial, induzida por um estilo de vida saudável, pode ser um fator fundamental na resistência ao vírus SARS-CoV2. Além disso, apontaram que, para pessoas que não estejam em ótima saúde, tratamentos que apoiem a função mitocondrial podem ser essenciais para a recuperação a longo prazo.</p> REF JPE Copyright (c) 2020 Revista de Educação Física / Journal of Physical Education https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/2721 sex, 29 jan 2021 00:00:00 +0000 Exercício aeróbio, de resistência ou combinado: que tipo mais contribui para melhorar a função endotelial? Resenha da metanálise de Ashor et al. https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/2722 <p><strong>Introdução:</strong> Como parte da Edição Especial de 2020 I, a <em>Revista de Educação Física / Journal of Physical Education</em> (REF/JPE) está trazendo aspectos científicos da prática de atividade física relacionados à pandemia de CoViD-19.</p> <p><strong>Objetivo:</strong> Apresentar e indicar aos leitores da REF/JPE, a leitura do estudo de revisão, com metanálise, de Ashor et al., publicado em um periódico internacional. Baseado em estudos de ensaio clínico randomizados, os efeitos do exercício aeróbio, de resistência e combinado de ambos sobre a função endotelial foram comparados. A literatura recente indica que a CoViD-19 envolve o endotélio no processo, nesse sentido, avaliar qual o tipo de exercício melhora sua função é de alta relevância.</p> <p><strong>Conclusão:</strong> Todas as modalidades de exercício (aeróbio, resistidos e combinados) aumentaram a função endotelial significativamente em comparação com os grupos controle. Os maiores efeitos foram observados com os exercícios aeróbicos, seguidos pelos exercícios combinados e resistidos. Em exercícios aeróbios, houve uma relação dose-resposta significativa entre a intensidade tanto absoluta quanto relativa do exercício aeróbio e a função endotelial. Em exercícios resistidos a correlação positiva foi encontrada na frequência e não na intensidade. Os resultados foram discutidos pelos autores, recomenda-se a leitura.</p> Felipe Keese Diogo Campos Copyright (c) 2020 Revista de Educação Física / Journal of Physical Education https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/2722 sex, 29 jan 2021 00:00:00 +0000 O impacto da nutrição na suscetibilidade à CoViD-19 e as consequências em longo prazo: resenha do Comentário de Butler e Barrientos https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/2723 <p><strong>Introdução:</strong> Como parte da Edição Especial de 2020 I, a <em>Revista de Educação Física / Journal of Physical Education</em> (REF/JPE) está trazendo aspectos científicos da prática de atividade física relacionados à pandemia de CoViD-19.</p> <p><strong>Objetivo:</strong> Apresentar e indicar aos leitores da REF/JPE, a leitura do comentário de Butler e Barrientos, publicado em um periódico internacional sobre os efeitos de uma dieta inadequada sobre o sistema imunológico e implicações em relação à CoViD-19.</p> <p><strong>Conclusão:</strong> A adoção de dietas mais saudáveis é de fundamental importância para favorecer a resposta imunológica. Em obesos, a adoção de dietas adequadas apresenta um rápido efeito anti-inflamatório. Assim, ressalta-se a relevância dos aspectos nutricionais sobretudo em indivíduos com risco aumentado para quadros mais graves de CoViD-19. Recomenda-se a leitura do artigo.</p> Laise Lourdes Pereira Tavares de Souza Copyright (c) 2020 Revista de Educação Física / Journal of Physical Education https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/2723 sex, 29 jan 2021 00:00:00 +0000 Exercício físico e CoViD-19: aspectos de saúde, prevenção e recuperação: uma breve revisão narrativa https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/2724 <p><strong>Introdução:</strong> O novo coronavírus, agente etiológico da CoViD-19, causa danos a diversos sistemas do corpo humano, particularmente, aos pulmões, coração, cérebro, rins e sistema vascular. Espalhada para o mundo no início de 2020, pouco se sabia sobre a doença. Mais recentemente, surgem evidências de que o exercício físico pode ajudar na sua prevenção.</p> <p><strong>Objetivo:</strong> Apresentar uma breve revisão da literatura acerca da relação de exercício físico com promoção da saúde do sistema imunológica e sua relação com a CoViD-19.</p> <p><strong>Métodos:</strong> Este estudo foi do tipo revisão narrativa. A busca foi realizada na base da dados do PubMed e o Google Scholar. A linguagem utilizada foi o inglês e foram utilizados os termos: <em>“exercise and CoViD-19”</em>.</p> <p><strong>Resultados e Discussão:</strong> O exercício físico melhora a função endotelial, aprimorando o sistema imunológico, contribui para reduzir a obesidade, bem como contribui para melhorar a saúde mental, proporcionando benefícios adicionais, pois, tanto estados afetivos negativos quanto obesidade aumentam a inflamação e diminuem a função imunológica. Maiores níveis de atividade física se associaram a menor prevalência de sintomas de CoViD-19 e inatividade física teve o risco relativo 32% maior para internação hospitalar por CoViD-19.</p> <p><strong>Conclusão:</strong> O exercício promove a saúde mitocondrial, contribuindo para a manutenção do sistema imunológico. A intensidade do exercício físico é importante para melhorar a função endotelial, a imunidade e a saúde mental. Assim o exercício deve ser de intensidade moderada, além de ser mantida a regularidade da prática para que os benefícios orgânicos sejam alcançados.</p> Lilian Martins, Renato Soeiro Copyright (c) 2020 Revista de Educação Física / Journal of Physical Education https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/2724 sex, 29 jan 2021 00:00:00 +0000 Atividade física e CoViD-19 – implicações biopsicofisiológicas: uma resenha do artigo de revisão de Woods et al. https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/2725 <p><strong>Introdução:</strong> Como parte da Edição Especial de 2020 I, a <em>Revista de Educação Física / Journal of Physical Education</em> (REF/JPE) está trazendo aspectos científicos da prática de atividade física relacionados à pandemia de CoViD-19.</p> <p><strong>Objetivo:</strong> Apresentar e indicar aos leitores da REF/JPE, a leitura o estudo de revisão sistemática de Woods et al., publicado em um periódico internacional sobre as implicações de mecanismos celulares, efeitos do envelhecimento, nutrição adequada e atividade física regular no contexto da CoViD-19.</p> <p><strong>Conclusão:</strong> A CoViD-19 afeta, principalmente, os sistemas respiratório e imunológico. A recomendação para indivíduos saudáveis é a de que devem permanecer fisicamente ativos, ainda que em distanciamento social a fim de promover sua saúde. Recomenda-se a leitura do trabalho de Woods et al.</p> Runer Augusto Marson Copyright (c) 2020 Revista de Educação Física / Journal of Physical Education https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/2725 sex, 29 jan 2021 00:00:00 +0000 Anais do Congresso Internacional de Educação Física e Desportos (UERJ) https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/2726 <p>Anais do Congresso Internacional de Educação Física e Desportos<br>Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Instituto de Educação Física e Desportos<br>20, 21, 28 de novembro e 05 de dezembro de 2020</p> REF JPE Copyright (c) 2020 Revista de Educação Física / Journal of Physical Education https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/2726 sex, 29 jan 2021 00:00:00 +0000 Anais do I Webnário Paradesportivo de Minas Gerais https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/2727 <p>Anais do I Webnário Paradesportivo de Minas Gerais<br>Associação Mineira do Paradesporto, Belo Horizonte, MG<br>24 e 25 de outubro de 2020</p> REF JPE Copyright (c) 2020 Revista de Educação Física / Journal of Physical Education https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/2727 sex, 29 jan 2021 00:00:00 +0000