O efeito da Pista de Treinamento em Circuito Militar sobre a regulação autonômica cardíaca em militares do Exército Brasileiro
v.84, n.1 - 2015
PDF

Palavras-chave

variabilidade da frequência cardíaca
treinamento físico militar
marcadores cardíacos

Como Citar

dos Santos, M., & Morgado, J. (2015). O efeito da Pista de Treinamento em Circuito Militar sobre a regulação autonômica cardíaca em militares do Exército Brasileiro. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 84(1). Recuperado de https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/100

Resumo

Introdução: A Pista de Treinamento em Circuito (PTC) é uns dos métodos de treinamento prevista no Manual de Campanha de Treinamento Físico do Exército, o C 20-20 (2002), sendo especificamente voltada para desenvolvimento neuromuscular. Essa pista possui uma sequência de exercícios intercalados com intervalos ativos, ou seja, o militar não descansa. Logo, a intensidade pode levar a regulação autonômica cardíaca a níveis não desejados.

Objetivo: Verificar o real impacto que a PTC tem sobre a regulação autonômica cardíaca e se é seguro para os militares executantes.

Métodos: Foram realizadas três passagens na PTC, com intensidade de 30, 45 e 60 segundos para execução de cada exercício e intervalo ativo, onde os oito participantes (27 ± 2,67 anos; 77 ± 11,55 kg; 1,75 ± 0,05 m), utilizaram um frequencímetro cardíaco para medir a variabilidade da frequência cardíaca durante as passagens na pista. Foi empregado o Teste de Friedman para a comparação entre as variáveis em estudo.

Resultados: De acordo com o teste de Friedman, não foi verificada significância estatística na análise dos dados coletados na pesquisa.

Conclusão: Os marcadores cardíacos em questão não apresentaram diferenças significantes nos diferentes tempos de execução previstos pelo trabalho, havendo assim necessidade de elaboração de outro meio de aumentar a dificuldade.

PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.