Comparação biomecânica entre exercícios de agachamento com e sem sobrecarga
v.84, n.1 - 2015
PDF

Palavras-chave

halteres
pico de força
resistência elástica

Como Citar

Silva, S., & Bini, R. (2015). Comparação biomecânica entre exercícios de agachamento com e sem sobrecarga. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 84(1). Recuperado de https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/102

Resumo

Introdução: O uso de implementos de resistência elástica, apesar de amplamente difundido em programas de reabilitação funcional, é ainda incipiente nos programas de ganho de condicionamento neuromuscular e suas potencialidades e condições de emprego, ainda possuem campo para investigação.

Objetivo: O presente estudo investigou se uma faixa elástica de látex utilizada em um exercício de agachamento afundo estimula a produção de um pico de força equivalente á halteres de peso correspondente.

Métodos: Participaram deste estudo dez homens saudáveis (19 ± 1 anos, 68,3 ± 7,01 kg, 174 ± 7,23 cm), que realizaram três series de agachamento unilateral afundo, uma sem sobrecarga, uma com dois halteres de 6 kg e uma utilizando uma faixa elástica de cor dourada e graduação de resistência máxima. Os componentes da força de reação do solo foram medidos por duas plataformas de força, com cada membro inferior apoiado sobre uma plataforma e adquiridos utilizando programa computacional nativo das plataformas, com amostragem de 1000 Hz. Os valores dos picos de força, separados nas fases concêntrica e excêntrica obtidos de cinco repetições, para cada modalidade de execução, foram comparados utilizando teste t de Student para amostras pareadas com análise bilateral.

Resultados: O pico de força produzido foi aproximadamente 18% maior para o exercício realizado com os halteres em relação á faixa e ao exercício sem sobrecarga (para ambas as fases, p< 0, 01). Não foi observada diferença significativa entre a força produzida utilizando a faixa elástica e o exercício realizado sem sobrecarga (1%, p= 0,50 para a flexão e 0%, p= 0,91 para a extensão).

Conclusão: O exercício realizado com os halteres produz sobrecarga significativamente superior aos demais, tanto na fase excêntrica quanto concêntrica do movimento, não havendo diferenças entre o elástico e o exercício livre.

PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.