Incidência de lesões no ombro em alunos da Escola de Educação Física do Exército
v.84, n.1 - 2015
PDF

Palavras-chave

amplitude de movimento
avaliação postural
ritmo escapuloumeral
rotação da articulação glenoumeral

Como Citar

Fonseca, G., & Leal, S. (2015). Incidência de lesões no ombro em alunos da Escola de Educação Física do Exército. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 84(1). Recuperado de https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/103

Resumo

Introdução: O ombro é articulação de maior amplitude no corpo humano e vários autores sugerem que o gesto desportivo realizados com os membros superiores em amplitude de abduções maiores que 90° apontam para propensão a lesão.

Objetivo: Realizar uma comparação entre o lado dominante e contralateral e uma correlação entre amplitude de movimento (ADM) em ambos lados com ritmo escapuloumeral (REU) e avaliação postural.

Métodos: Foram avaliados 15 alunos do CI todos do sexo masculino com média de idade de 26,27 (+ 1,39 anos) com ombro direito como dominante. A avaliação postural foi realizada posicionando o avaliado em frente ao simetrógrafo de frente, de perfil e de costas para avaliador. A ADM foi mensurada com os movimentos da articulação glenoumeral (AGU) em decúbito dorsal, com ombro em 90° de abdução, 90° de flexão do cotovelo e após isso se mensurou a rotação de ambos lados da AGU. A REU foi avaliada durante o movimento de abdução completa dos ombros considerado alterado através da observação qualitativa (alamento e fibrilação da escápula).

Resultados: A amplitude de movimento para AGU para rotação medial e lateral do membro superior do lado dominante foi de 134,6° (+ 7,34, Max= 148°, Min=122°). Já para lado contralateral foi encontrada média de 134,4° (+ 5,71, Max = 144°, Min=122°). As ADM coletadas não apresentaram diferença significante entre lado dominante e contralateral, p= 0,93. Houve frequência de 40% da amostra quanto a alterações no REU. Já em relação a correlação entre os teste de ADM em ambos lados, REU e avaliação postural não foram observadas associações positivas significativas.

Conclusão: Não foram encontradas diferenças significativas entre a ADM do lado dominante e o lado não dominante e não houve correlação entre ADM de ambos os lados, avaliação postural relativa as vistas dos ombros e REU.

PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.