Alongamento ativo excêntrico na prevenção do desequilíbrio neuromuscular
v.84, n.1 - 2015
PDF

Palavras-chave

joelho
pico de torque
trabalho

Como Citar

Pereira, S., & Leal, S. (2015). Alongamento ativo excêntrico na prevenção do desequilíbrio neuromuscular. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 84(1). Recuperado de https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/107

Resumo

Introdução: Estudos apontam para a eficácia da utilização de alongamentos na prevenção de desequilíbrio muscular de mulheres sedentárias, por outro lado, a literatura é carente quanto à utilização do alongamento ativo excêntrico para população com nível elevado de atividade física.

Objetivo: Verificar os efeitos do alongamento ativo excêntrico sobre o desequilíbrio neuromuscular do joelho.

Métodos: Treze indivíduos (média: 29,9 ±1,7 anos) saudáveis nível de atividade física elevado participaram do estudo, foram divididos em grupo controle e grupo teste e realizaram quatro sessões semanais, durante quatro semanas consecutivas de alongamento ativo excêntrico dos músculos flexores do joelho, cada sessão foi composta por sete repetições de alongamento durante 1 minuto com um intervalo de 30 segundos entre as execuções. Foi utilizado um dinamômetro isocinético para a medição do pico de torque da melhor repetição e trabalho executado na melhor repetição, nas velocidades de 60°/s e 30°/s, dos músculos extensores e flexores do joelho. Foi utilizado o teste de Shapiro-Wilk para verificar a aderência à normalidade dos dados, como os dados obtidos foram não paramétricos e pareados foi utilizado o teste de Wilcoxon para verificar a relação pré e pós- treinamento.

Resultados: Não houve efeito significativo pós-intervenção sobre o déficit dos extensores e flexores do joelho no pico de torque e trabalho realizado na melhor repetição para as velocidades 30°/s e 60°/s.

Conclusão: O programa de treinamento de alongamento ativo excêntrico não trouxe efeitos significativos sobre o desequilíbrio neuromuscular da articulação do joelho para indivíduos fisicamente ativos.

PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.