Perfil da resiliência no contexto esportivo: um estudo com as equipes de alto rendimento do Exército
v.84, n.1 - 2015
PDF

Palavras-chave

aperfeiçoamento esportivo
lócus de controle
performance desportiva
potencial de resiliência
satisfação com a vida
saúde mental

Como Citar

da Silva, M., & Neves, Ângela. (2015). Perfil da resiliência no contexto esportivo: um estudo com as equipes de alto rendimento do Exército. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 84(1). Recuperado de https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/108

Resumo

Introdução: Atletas são um grupo que necessitam de elevada resiliência para superar obstáculos e lograr êxito em suas performances.

Objetivo: A presente pesquisa analisou traços da resiliência nos atletas militares de alto rendimento.

Métodos: Participaram do estudo 56 atletas militares (28,71 ±5,64 anos). Cada atleta, respondeu as escalas: Fator de Satisfação com a vida da Escala de Bem-Estar Subjetivo; Inventário de Lócus de controle para praticantes de atividade física; Brief Resilience Scale e Questionário demográfico. Foram utilizados os testes t de Student e One Way ANOVA para o tratamento estatístico das amostras.

Resultados: O escore médio da escala de resiliência foi 3,74(±0,52) pontos, estatisticamente distinto de amostras de pesquisa anterior. O mesmo teve uma correlação significante com a escala de satisfação com a vida, mas não com os tipos de lócus de controle. O teste T de Student revelou não haver diferenças estatisticamente significantes em relação ao escore da escala de resiliência entre os sexos. De igual forma, o teste One Way ANOVA indicou não haver diferenças no escore de resiliência em relação ao tipo de modalidade. Também não foi observada qualquer diferença estatisticamente significante  em relação à percepção do desempenho esportivo atual e os escores de resiliência.

Conclusão: A resiliência tem uma relação positiva com nível de satisfação com a vida. O escore da escala de resiliência parece não depender do sexo do atleta, da modalidade praticada nem da percepção do desempenho esportivo atual.

PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.