Análise da força máxima isométrica para o emprego operacional de militares da Polícia do Exército
v.84, n.1 - 2015
PDF

Palavras-chave

escudo de acrílico
força máxima
força isométrica

Como Citar

Valente, G., & Marson, R. (2015). Análise da força máxima isométrica para o emprego operacional de militares da Polícia do Exército. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 84(1). Recuperado de https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/110

Resumo

Introdução: A valência força muscular tem uma grande importância para a profissão militar, tendo em vista ser requisitada nas mais diversas atividades desenvolvidas. Dentro deste contexto militar, uma tropa que está em pauta, diante da atual conjuntura política nacional, é a Polícia do Exército, constantemente empregada nas manifestações de caráter político no país.

Objetivo: Verificar o nível de força muscular do soldado incorporado ao Exército Brasileiro, especificamente da Polícia do Exército(PE), determinando o treinamento adequado que possa cumprir missões específicas que necessitem desta valência.

Métodos: Participaram deste estudo 10 militares incorporados no corrente ano na Bateria Estácio de Sá, localizada no Forte São João, portanto com idades bastante semelhantes  e com nível de treinamento neuromuscular inexpressivos. Os voluntários realizaram testes com 3 picos de força máxima durante 3 segundos com 30 segundos de intervalo, empunhando um escudo de acrílico da PE, recolhendo o sinal eletromiográfico.

Resultados: Ficou constatado que a massa do escudo de acrílico(5,1kg) representou uma parcela considerável da força máxima (20,94 ± 3,39%).

Conclusão: Em virtude deste valor, concluiu-se que se mostra necessário a realização de um programa de treinamento neuromuscular adequado, priorizando o ganho de força muscular, tendo em vista o emprego operacional da PE em diversas missões reais em que a segurança da tropa estará dependente da força do militar que portará o escudo de acrílico.

PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.