Estudo da Correlação entre o Special Judo Fitness Test e a Força Isométrica Total nos Membros Superiores em Atletas Amadores de Judô
v.84, n.1 - 2015
PDF

Palavras-chave

lutas
arte marcial
esportes
teste de força

Como Citar

Rosa, A., & Pereira, R. (2015). Estudo da Correlação entre o Special Judo Fitness Test e a Força Isométrica Total nos Membros Superiores em Atletas Amadores de Judô. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 84(1). Recuperado de https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/112

Resumo

Introdução: É indubitável a importância do judô como esporte mundial e nacional. Essa modalidade assumiu em 2012 a posição de esporte a possuir maior número de medalhas olímpicas em âmbito nacional. No judô, como em qualquer outro esporte, estuda-se formas de melhorar o rendimento em competições. Acredita-se que a força, resistência e velocidade sejam fatores importantes na obtenção de um bom resultado em uma competição de judô. A literatura traz o Special Judo Fitness Test Estudos (SJFT) como um teste que simula a exigência de uma luta de judô.

Objetivo: Analisar a correlação do SJFT com a Força Isométrica Total dos Membros Superiores Com a finalidade de mapear se a força isométrica nos membros superiores é um fator de importância no desempenho em uma luta de judô.

Métodos: Foram avaliados 14 atletas de judô do Centro de Instrução Almirante Alexandrino da Marinha do Brasil, divididos em dois grupos: iniciantes, com menos de um ano de prática de judô, e experientes, com mais de um ano de prática de judô. Os testes de dinamometria escapular, lombar e manual foram aferidos por um dinamômetro eletrônico de força com cabo de 2 metros flexível, blindado e com um sistema de aquisição de dados que permite a leitura deste equipamento até 200 kgf. Na análise estatística foi utilizado o teste de Pearson para verificar a correlação do SJFT com a Força Isométrica Total dos Membros Superiores.

Resultados: Foram observadas as seguintes correlações: em iniciantes obteve-se r = - 0,79 (forte), e em indivíduos experientes no Judô, r = - 0,80 (forte).

Conclusão: Segundo os resultados, concluímos que o atleta que possui maior força isométrica nos membros superiores, possui melhor desempenho no Special Judo Fitness Test, independentemente do tempo de experiência.

PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.