Alteração do estado de humor em atletas da Seleção Brasileira Militar de futebol na temporada 2015
v.84, n.1 - 2015
PDF

Palavras-chave

esporte coletivo
estados de humor
estresse
forças armadas
overtraining

Como Citar

Kasai, M., & Neves, Ângela. (2015). Alteração do estado de humor em atletas da Seleção Brasileira Militar de futebol na temporada 2015. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 84(1). Recuperado de https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/113

Resumo

Introdução: Podemos encontrar na literatura trabalhos tratando sobre a relação da alteração do estado de humor e overtraining em atletas. Porém há poucas pesquisas que trazem essa associação na modalidade futebol; e, especificamente, na Seleção Brasileira Militar, não há nenhum.

Objetivo: Assim, o presente estudo buscou, primeiramente, a relação da alteração dos estados de humor e estresse. Em um segundo momento, investigou se há variância do escore do estado de humor de acordo com a posição do jogador em campo.

Métodos: Fizeram parte desta pesquisa 31 atletas que responderam duas escalas (BRUMSe REST-Q) e um questionário demográfico. Foi aplicado um teste de normalidade de Shapiro Wilk, em seguida um teste de correlação de Spearman e uma análise de variância de Kruskal-Wallis.

Resultados: A amostra tem o perfil de iceberg invertido no estado de humor. Observou-se a correlação entre os escores da BRUMS e as escalas da REST-Q. Não há variação do estado de humor em função da posição de campo nessa amostra.

Conclusão: Os resultados confirmam a hipótese inicial de haver relação entre estado de humor e a percepção subjetiva de estresse nos atletas da Seleção Brasileira Militar de Futebol. A segunda hipótese, de que haveria variação dos escores dos estados de humor de acordo com a posição de cada jogador em campo, foi refutada.

PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.