Comparação de variáveis ventilatórias aplicadas ao teste de rampa sob estresse térmico e em ambiente laboratorial
v.84, n.1 - 2015
PDF

Palavras-chave

esforço físico
frequência cardíaca
ventilação

Como Citar

Garcia, A., & Berton, G. (2015). Comparação de variáveis ventilatórias aplicadas ao teste de rampa sob estresse térmico e em ambiente laboratorial. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 84(1). Recuperado de https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/120

Resumo

Objetivo: Tendo em vista que a prática do Treinamento Físico Militar é realizada em situações climáticas diversas, o presente estudo tem o objetivo de analisar e comparar variáveis ventilatórias durante o teste de rampa sob estresse térmico e em ambiente laboratorial, a partir do teste ergoespirométrico.

Métodos: Participaram do teste oito indivíduos com 26 anos e foi medida a VE máx, VE de reserva, e frequência cardíaca durante o esforço e na recuperação, a temperatura e umidade durante as coletas e a velocidade durante o teste (incremento de intensidade). O protocolo utilizado foi o teste máximo cardiopulmonar em rampa com adaptações, no qual após um aquecimento de 3 minutos (8,0 km/h), foram implementados incrementos de 0,5 km/h a cada 30 segundos, de maneira que a duração do teste ficasse entre 8 e 12 minutos. Foi utilizado o teste de Shapiro Wilks para aderência a normalidade e teste T de student entre os grupos, tendo em vista que as amostras eram pareadas.

Resultados: Os resultados obtidos nos testes mostraram não haver diferença estatística entre a média dos valores da VE obtidas em cada uma das análises, t(7)= -1,23 e p= 0,25; mostraram não haver diferença estatística entre a média da frequência cardíaca em ambos os testes, t(7)= 0,35 e p= 0,73; e também não haver diferença estatística nos valores de VE obtidos quando os avaliados estavam a uma velocidade de 19 km/h (velocidade final do teste), t(7)= -0,26 e p= 0,40.

Conclusão: Foi possível observar que não houveram diferenças estatísticamente significantes para os testes realizados em ambiente laboratorial e em ambiente externo para a variável VE (que foi analisada nos testes).

PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.