Performance de militares do exército brasileiro
PDF

Como Citar

Monteiro Muniz Costa, G. ., Augusto Barboza Machado, A. ., Bernardi Annes, D. ., Mattos Mathias Pereira, M. ., Pacheco Neto, O. ., Fernandes Carvalho, . L. ., Moraes Gonçalves, M. ., & Eduardo de Almeida Martins, M. (2004). Performance de militares do exército brasileiro. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 73(1), 5. Recuperado de https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/2624

Resumo

O Exército Brasileiro, através do Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército (IPCFEx), encontra-se realizando pesquisas para atualização e adequação dos índices do Teste de Avaliação Física (TAF), visando atender às conveniências e às necessidades da tropa para sua operacionalidade. Sabe-se também que o Exército dos E.U.A., país que mais participou de conflitos bélicos mundiais no século  XX, é considerado a maior potência militar mundial (Clark, 2001), possui também um teste físico que visa mensurar a aptidão física de seus militares, o Army Physical Fitness Test (APFT). O objetivo desta pesquisa foi verificar se um grupo de militares, aptos no TAF, seria apto no APFT. Participaram do estudo 14 voluntários, com três meses de serviço ao Exército, fisicamente ativos, do sexo masculino, com idade entre 18,6 ± 0,6 anos, com o peso corporal entre 68,9 ± 7,4 Kg e com estatura entre 170 ± 6,7 cm. Inicialmente, todos foram submetidos às provas do TAF. Após uma semana, os mesmos indivíduos, aptos no teste brasileiro, foram submetidos às provas do APFT.  [...]

PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.