Resumo
O Exército Brasileiro utiliza a flexão de braços na barra fixa (FBF) para avaliar as qualidades físicas, força e resistência muscular localizada de membros
superiores de seus integrantes. O objetivo deste estudo foi relacionar a Força de Preensão Manual (FPM) e o Tempo de Sustentação na Barra Fixa (SBF) com o desempenho da FBF. Participaram do estudo 33 militares, voluntários, do sexo masculino, com idade 27,1 ± 2,0 anos, massa corporal 71,6 ± 6,5 Kg e estatura 176,0 ± 6,9 cm. Foi utilizado o dinamômetro de mão T18, SMEDLEY III, Takei Physical Fitness Test, a fim de realizar o teste de FPM, verificando o melhor resultado para cada mão, entre 3 tentativas (Adams, 1994). A diferença entre a FPM do lado direito 52,9 ± 7,1 Kg e esquerdo 51,0 ± 6,5 Kg foi significativa (t = 3,76, para p = 0,001). A média da FPM dos dois braços foi de 52,0 ± 6,7 Kg. No segundo dia, todos realizaram o teste de FBF. O resultado deste teste (15 ± 3 repetições) foi dividido pelo peso corporal para anular a influência da massa corporal (FBF/massa =0,22 ± 0,05 repetições/kg). [...]
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.