Relação dos testes de 12 minutos e de 40 segundos com o método não-invasivo de determinação de tipologia de fibras em jovens púberes do programa rio criança cidadã
PDF

Palavras-chave

Tipologia de Fibras
Teste de Cooper
Teste de Matsudo
Métodos Não-invasivos

Como Citar

Coutinho da Silva, C. F. de O. ., F. da Silveira, L. ., B. da Mota, R. ., Andrade Junior, A. E. ., M. Xavier, E. L. ., N. Cabral, A. L. ., L. Castro, D. G. ., P. de Brito, R. ., Alves Júnior, J. C. ., A. de Lima, L. F. ., Medeiros Nóbrega, L. F. ., La Porta Júnior, M. A. de M. ., Martins, M. E. de A. ., & Pinheiro-DaCunha, R. S. (2005). Relação dos testes de 12 minutos e de 40 segundos com o método não-invasivo de determinação de tipologia de fibras em jovens púberes do programa rio criança cidadã. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 74(2), 7–14. Recuperado de https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/2633

Resumo

A descoberta da predominância do tipo de fibra muscular (contração lenta-CL e contração rápida-CR) é um dos critérios primordiais para a seleção desportiva e, desta forma, um poderoso instrumento para treinadores no planejamento e adequação do treinamento de atletas de todas as idades. O Exército Brasileiro, na figura da Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), em parceria com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, desenvolve o projeto "Descobrindo Campeões" com jovens integrantes do Projeto Rio Criança Cidadã (PRCC), facilitando a inclusão social e, possivelmente, realizando a descoberta de talentos esportivos.

PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.