Composição corporal e desempenho físico de alunos do curso de monitor da escola de educação física do exército/ 2002
PDF

Palavras-chave

Correlação
composição corporal
somatotipo
desempenho físico

Como Citar

Salem, M. ., JOSÉ GOMES DA TRINDADE , H. ., DA SILVA PEREIRA, F. ., PORTELA CORRÊA JUNIOR , R. ., EDENIR PACHECO DA SILVA, F. ., BASTOS PAULA, R. ., LUIZ FERREIRA SIQUEIRA, J. ., & VAM DE BERG , P. . (2004). Composição corporal e desempenho físico de alunos do curso de monitor da escola de educação física do exército/ 2002. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 73(2), 8. Recuperado de https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/2634

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de verificar a correlação existente entre a composição corporal e o somatotipo com o desempenho nas provas práticas realizadas no Curso de Monitores(CM) da EsEFEx/2002. Participaram deste estudo 43 alunos do CM , com idade entre 23 e 42 anos (27.42 ± 3.69), Massa Corporal Total entre 58.5 e 99 Kg (70.97 ± 7.13) e estatura entre 165 e 190 cm (174.98 ± 5.56). Para as correlações, utilizou-se os seguintes componentes corporais e do somatotipo: Massa Corporal Total (MCT), Massa Corporal Magra (MCM), Massa Gorda (MG), Massa Muscular (MMu), Porcentagem de Gordura (% G) e Mesomorfia (Meso). As provas práticas neste estudo foram: o nado peito e crawl, arremesso de peso, barra, flexão de braço, corrida, abdominal e subida na corda. Para os cálculos utilizou-se a metodologia do somatotipo antropométrico de Heath & Carter (1990) e de Norton & Olds (1996) para a antropometria. [...]

PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.