Resumo
A admissão de uma modalidade esportiva no programa olímpico está condicionada ao cumprimento da Norma 44 da Carta Olímpica; porém, em alguns casos prevalece o prestígio e a força política, o que passou a se manifestar após a reativação dos Jogos em 1896, quando foram colocados em disputa nove esportes que até hoje permanecem no elenco olímpico. Ao longo das várias realizações dos Jogos, este número se multiplicou por quatro, verificando-se que, em Atenas – 2004, foram colocadas em disputa 36 modalidades. Nestes 108 anos de competição, na realização de 25 olimpíadas, onze esportes entraram e saíram do programa olímpico, a maioria participando dos Jogos de 1900, 1904 e 1908. Seis destes esportes fizeram apenas uma apresentação nos Jogos: criquete, croquete, jeu de paume, regata de barcos a motor, raquetebol e roquete.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.