Resumo
Introdução: Em 2015, o Ministério da Defesa instituiu um projeto para promover a valorização pessoal e a integração social de militares com deficiência a partir da prática esportiva. Foram estabelecidos quatro núcleos piloto nas três Forças: Marinha, Exército e Aeronáutica, para iniciar o processo e, posteriormente, apoiar novos núcleos.
Objetivo: Apresentar e comentar, em linhas gerais, as propostas do Projeto João do Pulo (PJP) e as experiências iniciais de sua implantação no Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx).
Conclusão: O PJP no CCFEx conta com uma equipe composta por: gerente, coordenador técnico científico, profissionais de saúde (do próprio centro e de instituições parceiras) para monitoramento da saúde, planejamento e execução dos treinamentos físicos e desportivos. A infraestrutura física do CCFEx dispõe de sala de musculação, pista de atletismo, ginásio e laboratórios de pesquisa científica da Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), e do Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército (IPCFEx), organizações militares subordinadas ao CCFEx, que complementam as avaliações de saúde dos participantes. As parcerias formadas com instituições que já trabalham com a prática esportiva para pessoas com deficiência têm sido de grande importância para a condução do projeto. Em consonância com os objetivos do Ministério da Defesa para o PJP, espera-se que outras organizações militares do Brasil sejam voluntárias para implementar o PJP, preservando os objetivos primários do projeto e considerando a importância do monitoramento da saúde e do bem-estar dos participantes, bem como, a relevância da realização de parcerias locais, a fim de vencer eventuais obstáculos à sua realização no que se refere à infraestrutura disponível em cada organização militar.
Referências
Brasil. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos jurídicos. Lei Complementar No 97, de 09 de junho 1999. Dispõem sobre as normas gerais para a organização, o preparo e o emprego das Forças Armadas [Internet]. Brasília, DF; 1999. 2019;1–6. [acesso em 05 de junho de 2019]. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp97.
Exército Brasileiro [homepage na internet]. Características da profissão militar [acesso em 14 mai 2019]. Disponível em: http://www.eb.mil.br/caracteristicas-da-profissao-militar.
Brittain I, Green S. Disability sport is going back to its roots: Rehabilitation of military personnel receiving sudden traumatic disabilities in the twenty-first century. Qualitative Research in Sport, Exercise and Health. 2012;4(2):244–64. Disponível em doi: 10.1080/2159676X.2012.685100.
Celestino S, Neves A N. Missões de Paz: teoria e dimensão humana. Curitiba: Appris, 2020. 239 p.
United Nations. Brazil’s enduring contribution to UN Peacekeeping. s.d. Disponível em: [acesso em 06 de outubro de 2020]. Disponível em https://news.un.org/en/gallery/537202.
Brasil. Ministério da Defesa. Portaria Normativa No 956 - MD, de 23 de abril de 2015. Institui o projeto para valorização pessoal e integração social por meio do esporte, para militares que adquiriram deficiência física [Internet]. Diário Oficial da União. 24 de abril de 2015. [acesso em 10 de abril de 2019]. Disponível em http://www.lex.com.br/legis_26712427_PORTARIA_NORMATIVA_N_956_DE_23_DE_ABRIL_DE_2015.aspx.
Brasil. Ministério da Defesa. Portaria No 475, de 16 de maio de 2016. Aprova a Diretriz para o desenvolvimento do Projeto "João do Pulo", no âmbito do Exército Brasileiro, que visa à valorização de pessoal e à integração social por meio do esporte, para militares que adquiriram deficiência física (EB10-D-01.034) [Internet]. [acesso em 10 de abril de 2019]. Disponível em http://www.sgex.eb.mil.br/sistemas/be/ copiar.php?codarquivo=1442&act=bre.
Borges LSG. Modelo para avaliação dos participantes do Projeto João do Pulo no Exército Brasileiro. [Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Educação Física]. Rio de Janeiro: Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx); 2017.
VandenBos GR. APA Dictionary of Psychology. 2a Edition. Washington-DC: APA Books, 2011.
Nunes SS, Saia AL, Tavares RE. Educação Inclusiva: Entre a História, os Preconceitos, a Escola e a Família. Psicologia: Ciência e Profissão. 2015;35(4):1106–19. Disponível em doi: 10.1590/1982-3703001312014.
The WHOQOL Group. The World Health Organization Quality of Life assessment (WHOQOL): Position paper from the World Health Organization. Social Science & Medicine. 1995;41(10):1403–9. Disponível em doi: 10.1016/0277-9536(95)00112-K
Fonseca, LHG et al. Modificações biopsicossociais de um militar com deficiência aderente ao Projeto João do Pulo (Núcleo CCFEx) – Estudo de caso longitudinal. Revista de Educação Física / Journal of Physical Education. [Online] 2020;89(2):88-98. Available from: doi: 10.37310/ref.v89i2.1525
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.