Corrida de Orientação: montagem de percursos e métodos para treinamento de equipes – Republicação de 1991
REF / JPE 2021; 90, 1
pdf

Palavras-chave

corrida de orientação
treinamento esportivo
militares
métodos de treinamento físico

Como Citar

Miranda, A. L. N. de, & Charbel, O. P. (2021). Corrida de Orientação: montagem de percursos e métodos para treinamento de equipes – Republicação de 1991: Um resgate histórico e metodológico. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 90(1), 24,25, [15–30]. https://doi.org/10.37310/ref.v90i1.2769

Resumo

Introdução: A corrida de orientação é uma corrida através campo que se dá contra o relógio em percurso definido, marcados por postos de controle, pelos quais o participante deverá obrigatoriamente passar.
Objetivo: O artigo teve por objetivo apresentar métodos de preparação física e técnica, bem como apresentar técnicas de montagem de percurso.
Métodos: Foram consultados livros, artigos e técnicos especialistas na modalidade.
Resultados: Foram apresentados os seguintes tópicos: esforço físico; valências físicas do orientador; métodos de treinamento; treinamento técnico; e técnicas de montagem de percurso.
Conclusão: Espera-se ter contribuído para levar o esporte de corrida de orientação àqueles que ainda não o conhecem, bem como consolidar os conhecimentos dos praticantes e técnicos.

https://doi.org/10.37310/ref.v90i1.2769
pdf
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.