Perfil antropométrico, dispêndio energético e nível de atividade física de escolares do ensino médio de Goiânia: um estudo observacional transversal
REF / JPE 2021; 90, 4
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Palavras-chave

Atividade física
Antropometria
Escolares
Dispêndio energético Physical activity
Anthropometry
Schoolchildren
Energy expenditure

Como Citar

Lucena Marquez, R., Japiassú de Castro, V., Schmidt, A., de Oliveira Rodrigues, J., & dos Santos Bonfim, R. (2021). Perfil antropométrico, dispêndio energético e nível de atividade física de escolares do ensino médio de Goiânia: um estudo observacional transversal. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 90(4), 323–333. https://doi.org/10.37310/ref.v90i4.2786

Resumo

Introdução: Em adolescentes, a prevalência de sobrepeso e obesidade, alimentação inadequada, associados a baixos níveis de atividade física são fatores de risco para  doenças crônicas. Enfatiza-se que hábitos e os comportamentos formados em crianças e adolescentes refletem-se na idade adulta

Objetivo: Descrever o perfil antropométrico, o nível de atividade física e o dispêndio energético de adolescentes de ambos os sexos do ensino médio de Goiânia.

Métodos: Estudo observacional transversal realizado em amostra populacional (n=347) de ambos os sexos, na faixa etária entre 14 e 18 anos. Avaliou-se estatura, massa corporal, circunferências de cintura e abdome, composição corporal, nível de atividade física e estimativa do dispêndio energético. Utilizaram-se o teste de normalidade Shapiro-Wilk e o de Mann-Whitney.

Resultados: Houve diferenças significativas segundo sexo para: massa corporal, circunferências de cintura e de abdome, soma das dobras, percentual de gordura e gordura absoluta. As diferenças observadas foram para as atividades moderadas, vigorosas e dispêndio energético total. Foram 74,4% os estudantes fisicamente ativos, sendo de 80,1% maior que o feminino (68,1%).

Conclusão: Constatou-se maior dispêndio energético em atividades físicas moderadas, vigorosas e dispêndio energético total nos escolares do sexo masculino, ao passo que se registrou maior soma de dobras cutâneas, percentual de gordura e gordura absoluta nas escolares do sexo feminino.

https://doi.org/10.37310/ref.v90i4.2786
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