EFEITO DE TREINAMENTO EM MINI-TRAMPOLIM EM SOLO E EM ÁGUA: BENEFÍCIOS ANTROPOMÉTRICOS, ATLÉTICOS E DE QUALIDADE DE VIDA
PDF

Palavras-chave

Indicadores antropométricos
variáveis atléticas
qualidade de vida
mini-trampolim
treinamento.

Como Citar

Alonso, P. T., Anjos, T. C., Leite, J. P., Gonçalves, A., & Padovani, C. R. (2009). EFEITO DE TREINAMENTO EM MINI-TRAMPOLIM EM SOLO E EM ÁGUA: BENEFÍCIOS ANTROPOMÉTRICOS, ATLÉTICOS E DE QUALIDADE DE VIDA. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 78(145). https://doi.org/10.37310/ref.v78i145.284

Resumo

Resumo: O objetivo deste estudo foi explorar o efeito de programa no mini-trampolim em solo e na água sobre variáveis antropométricas (peso; índice de massa corpórea; circunferência de cintura, quadril e relação entre estas; média dos valores das dobras cutâneas supra-ilíaca, subescapular e da coxa; percentual de massa gorda e magra), atléticas (salto com e sem auxílio dos membros superiores, flexibilidade, consumo e absorção de oxigênio, freqüência cardíaca logo após o repouso, resistência muscular localizada de membros inferiores, superiores e abdominais) e os domínios de qualidade de vida. Os exercícios eram coreografados e realizados durante 16 semanas de duração, três vezes semanais, com 45 minutos. Foram avaliadas, nos momentos pré e pós intervenção, 46 mulheres jovens, sedentárias, entre 19 e 35 anos de idade (média de 23,97±4,06), divididas em dois grupos. Aplicou-se a técnica da análise de variância não-paramétrica para medidas repetidas em grupos com dois fatores, sendo um deles dependente. A associação entre o conjunto de variáveis, em cada grupo, foi investigada pela técnica multivariada de interdependência, apresentada pela função e carga canônica. Observou-se significância estatística (5%) nas relações entre ambos os grupos de variáveis com os domínios de qualidade de vida físico (p<0,05); psicológico (p<0,0001); social (p<0,01) e ambiental (p<0,005) na modalidade aquática, enquanto que, na terrestre, o mesmo não ocorreu. No entanto, na impossibilidade de adotar-se a primeira alternativa, a segunda não deve ser desconsiderada, pois aí também diferenças significativas foram registradas na comparação antes e após intervenção nos valores individuais das variáveis.

https://doi.org/10.37310/ref.v78i145.284
PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.