REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA RELACIONADA À ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA DE MILITARES
PDF

Palavras-chave

Nível de Atividade Física
Qualidade de Vida
Militares.

Como Citar

Schlichting Junior, A. M., & Silva, R. (2009). REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA RELACIONADA À ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA DE MILITARES. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 78(145). https://doi.org/10.37310/ref.v78i145.288

Resumo

As sociedades modernas vêm sofrendo mudanças que afetam diretamente os indivíduos. Os avanços científicos e tecnológicos têm apresentado interferências na saúde e na qualidade de vida daqueles expostos ao mundo do trabalho. Assim, pode-se sugerir que o trabalho do militar configura-se como uma temática que merece atenção científica, principalmente pelas exigências físicas e mentais destes indivíduos no exercício de suas funções, essenciais à sociedade. Diante do exposto, este estudo tem por objetivo desenvolver uma revisão sistemática sobre a produção científica brasileira no período de janeiro de 2003 a março de 2008, com ênfase em aspectos relacionados à atividade física e qualidade de vida de militares. Os procedimentos incluíram a seleção das bases de dados e a identificação de produções científicas através de buscas simples e booleana. As bases de dados selecionadas foram Scielo e Google. Depois de selecionadas as bases de dados, foi pesquisado o descritor primário “militar” identificando-se 16.900 citações. Na busca booleana realizou-se o cruzamento do descritor primário com os descritores secundários “nível de atividade física” e “qualidade de vida“, identificando-se 120 estudos. Após as análises preliminares, baseadas em critérios de seleção, foram identificados 28 estudos. O estudo crítico da metodologia adotada e dos resultados obtidos permitiu identificar 17 artigos agrupados em dois estratos básicos: a) Militares Federais (11 artigos); b) Militares Estaduais (seis estudos). Assim, pode-se concluir que ocorre maior número de estudos com militares federais, com maior ênfase no treinamento militar e menor ênfase na aptidão física relacionada à saúde. Já os estudos com militares estaduais apresentam maior ênfase na aptidão física relacionada à saúde e menor ênfase em temáticas voltadas à atividade profissional, à capacidade de trabalho e ao estilo de vida.
https://doi.org/10.37310/ref.v78i145.288
PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.