NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E MASSA CORPORAL EM ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE TAGUATINGA-DF
PDF

Palavras-chave

Atividade física
excesso de peso
sedentarismo.

Como Citar

Oliveira, L. S. de. (2013). NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E MASSA CORPORAL EM ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE TAGUATINGA-DF. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 82(157). https://doi.org/10.37310/ref.v82i157.293

Resumo

A composição corporal é um indicador antropométrico fortemente associado à manifestação de doenças crônico-degenerativas, sendo influenciado por componentes do estilo de vida, como o nível de atividade física. Fundamentado no exposto, o propósito deste estudo foi analisar o nível de atividade física (NAF) e a massa corporal de adolescentes de escolas públicas e privadas de Taguatinga-DF. A amostra foi constituída por 797 escolares, com idade média de 12,09±0,80 anos. Foram realizadas medidas antropométricas e aplicação do questionário. O modelo estatístico utilizado foi o da estatística descritiva e o teste qui-quadrado (x²). Os resultados revelam uma porcentagem alta de jovens com excesso de peso; sobrepeso, 12,3%, e obeso, 3,1%. O NAF mostra que os alunos da escola pública são mais ativos (19,4%) e com a relação do IMC revela que a maioria dos alunos com excesso de peso encontra-se sedentária. A situação dos estudantes sugere ações intervencionistas que venham incentivar a prática de atividade física.

https://doi.org/10.37310/ref.v82i157.293
PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.