Resumo
Introdução: A apropriação e a utilização da cultura corporal de movimento em diversas finalidades humanas favorecem a participação dos estudantes de modo confiante e autoral na sociedade, por isso se investigam informações de documentos norteadores da educação sobre as práticas culturais ligadas ao corpo para a Educação Física e como tem sido a produção acadêmica sobre o assunto em portais de periódicos e repositórios educacionais.
Objetivo: Levantar informações de documentos norteadores da educação sobre as práticas culturais ligadas ao corpo para a Educação Física e como tem sido a produção acadêmica em portais de periódicos e repositórios educacionais.
Métodos: Verifica-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a concepção das práticas culturais corporais e, em seguida, busca-se o assunto em portais de periódicos como Capes, Scielo e Google Acadêmico, além da publicação de planos de aula sobre o tema em repositórios educacionais, como a Nova Escola e Portal do Professor.
Resultados: Por um lado, percebe-se aumento significativo quanto ao tratamento teórico do assunto, como se exibe nos resultados encontrados em portais eletrônicos de periódicos. Por outro lado, quanto à prática, ainda há uma lacuna em relação ao material didático ou paradidático disponíveis nos repositórios educacionais.
Conclusão: Para pesquisas futuras, recomenda-se verificar em Projetos Pedagógicos dos Cursos de Educação Física Licenciatura quanto se há e como são debatidas questões de cultura corporal de movimento para educadores físicos desenvolverem abordagens inclusivas que respeitem e valorizem a diversidade cultural.
Referências
Brasil, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Base Nacional Curricular / MEC. http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc [Accessed 15th October 2024].
Dessbesell G, Fraga AB. Exercícios físicos na base nacional comum curricular: um estranho no nicho da cultura corporal de movimento. Movimento (ESEFID/UFRGS). 2020;26: e26007. https://doi.org/10.22456/1982-8918.92736.
Nova Escola | Quem Somos. Nova Escola. https://novaescola.org.br/quem-somos [Accessed 15th October 2024].
Brasil, Ministério da Educação. Portal do Professor. Portal do Professor. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/sobre.html [Accessed 15th October 2024].
Brasil, Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental - Introdução aos parâmetros curriculares nacionais (PCN). Secretaria de Educação Fundamental do Ministério da Educação e do Desporto. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf
Maher TJM. Do casulo ao movimento: a suspensão das certezas na educação bilíngue e intercultural. In: Cavalcanti, MC (orgs.). Transculturalidade, Linguagem e Educação. Campinas: Mercado de Letras, 2007. p. 67-94..
Hall S, [ed.]. Representation: Cultural Representations and Signifying Practices: v. 2. London: Sage / The Open University; 1997.
Duranti A. Linguistic Anthropology. New York: Cambridge University Press; 1997.
Rathier R. Ação refletida. Nova Escola. https://novaescola.org.br/conteudo/7693/acao-refletida [Accessed 15th October 2024].
Movimento é vida: atividades físicas e esportivas para todas as pessoas - Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano do Brasil 2017. PNUD. https://www.undp.org/pt/brazil/publications/movimento-e-vida-atividades-fisicas-e-esportivas-para-todas-pessoas-relatorio-nacional-de-desenvolvimento-humano-do-brasil-2017 [Accessed 15th October 2024].
Reis HHB dos. Futebol e Violência.. 1a edição. Campinas: Autores Associados; 2006.
Brasil, Ministério da Educação. Parecer CNE/CES nº 584, de 3 outubro de 2018. (2018, 3 de outubro). Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Educação Física. Brasília: DF, 2018. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=99961-pces584-18&category_slug=outubro-2018-pdf-1&Itemid=30192 [Accessed 15th October 2024].
Bailey R. Physical education and sport in schools: a review of benefits and outcomes. The Journal of School Health. 2006;76(8): 397–401. https://doi.org/10.1111/j.1746-1561.2006.00132.x.
Vilchez JA, Kruse J, Puffer M, Dudovitz RN. Teachers and School Health Leaders’ Perspectives on Distance Learning Physical Education During the COVID-19 Pandemic. The Journal of School Health. 2021;91(7): 541–549. https://doi.org/10.1111/josh.13030.
Santos LS, Magalhães M, De Bona AS. Inserção da cultura digital nas aulas de educação física escolar em meio a pandemia do novo coronavírus. In: Anais [do] 5 º Congresso Internacional de Educação; 8 º Congresso Nacional de Educação: Educação: de uma vez por todos, 21 a 25 de junho de 2021, Ivoti, RS [recurso eletrônico] / Organizado por: Ângela Musskopf, Raquel Dilly Konrath, Thiago Moreira Safadi – Ivoti, ISEI, 2021.
Rocha EG, Petan YS, Zanotto L. Ensino remoto da Educação Física em tempos de pandemia: uma análise do contexto escolar estadual paulista. Humanidades & Inovação. 2021;8(61): 224–240.
D’Angelo F. Interações entre Esportes e Culturas. Nova Escola. https://novaescola.org.br/conteudo/6289/interacoes-entre-esportes-e-culturas [Accessed 15th October 2024].
Lopes IP. Plano de aula - 5o ano - Mímica e pantomima: o corpo também fala. Nova Escola. https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/5ano/historia/mimica-e-pantomima-o-corpo-tambem-fala/5638 [Accessed 15th October 2024].
Brasil, Ministério da Educação. Cadernos de Práticas. Ministério da Educação; 2023. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas [Accessed 5th May 2023].
Oliveira ALC. Vivendo a cultura corporal de movimento no Ensino Médio. In: Prêmio Professores do Brasil. Brasília: Ministério da Educação; Base Nacional Comum Curricular: Brasília, MEC/SEB, 2019. https://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/images/pdf/relatos_2018/tematicas_especiais/andre_luiz_cyrino_oliveira.pdf
Brasil, Ministério da Educação. Entrevista.com: projeto de significados e valorização do seu mundo copiar. Prêmio Professores do Brasil - Bahia. Base Nacional Comum Curricular: Brasília, MEC/SEB, 2019. https://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/2018-home/premiados-e-relatos-11-edicao-2018/estadual/99-bahia [Accessed 15th October 2024].
Mighian DFN. Paranauê: em roda de capoeira tem bebê!. Prêmio Professores do Brasil - Amazonas. Base Nacional Comum Curricular: Brasília, MEC/SEB, 2019. https://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/2018-home/premiados-e-relatos-11-edicao-2018/estadual/98-amazonas [Accessed 15th October 2024].
Oliveira A de. Educação Física: Esportivização – Conexão Escola SME. Educação Física: Esportivização. https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/eaja/educacao-fisica-esportivizacao/ [Accessed 16th October 2024].
Queiroz LQS de. Corpo lugar da memória: a cultura corporal na Irmandade da Boa Morte em Cachoeira-Ba e o contexto educativo local. 2010; Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Educação Cultura Corporal e Lazer, Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, 2010. https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11836
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Revista de Educação Física / Journal of Physical Education