Resumo
Introdução: No campo da saúde, a formação em Educação Física demanda práticas pedagógicas específicas, principalmente no contexto do EaD, que requer uma abordagem diferenciada para garantir a qualidade da formação dos alunos. Nesse contexto é importante examinar a viabilidade e os desafios da implementação da educação à distância (EaD) e da metodologia de Sala de Aula Invertida na formação de profissionais de Educação Física.
Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar como o EaD e a metodologia Sala de Aula Invertida (SAI) podem ser aplicados de forma eficaz na graduação em Educação Física.
Métodos: Estudo do tipo análise metodológica cuja pesquisa foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica, com a seleção de estudos publicados nos últimos 20 anos em português e inglês. Fizeram parte da análise metodologias híbridas e o ensino ativo na formação em saúde.
Resultados e Discussão: Os resultados apontam que a SAI, dentro do modelo híbrido, promove uma aprendizagem mais autônoma, na qual o aluno assume maior responsabilidade pelo próprio desenvolvimento, com o professor em papel de facilitador. Destaca-se também a necessidade de reestruturação das Instituições de Ensino Superior (IES) para atender a essa nova demanda, incluindo parcerias para suprir a carência de práticas presenciais.
Conclusão: A adoção de metodologias híbridas, como a SAI, pode contribuir para transformar o aluno em agente ativo em seu próprio processo de formação. Para a aplicação do método, as IES devem apresentar uma infraestrutura pedagógica que sustente o EaD, especialmente em cursos da área de Educação Física.
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