PERFIL DO ESTILO DE VIDA DE CONTROLADORES DE TRÁFEGO AÉREO: UM ESTUDO DE CASO
PDF

Palavras-chave

Estilo de vida
Conduta de saúde
Trabalhadores.

Como Citar

Sousa, T. F. de, & Santos, S. F. da S. dos. (2009). PERFIL DO ESTILO DE VIDA DE CONTROLADORES DE TRÁFEGO AÉREO: UM ESTUDO DE CASO. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 78(146). https://doi.org/10.37310/ref.v78i146.313

Resumo

O estilo de vida está diretamente relacionado com a autopercepção de bem estar geral, além de ser um importante componente da qualidade de vida. Sendo assim, hábitos de vida considerados saudáveis podem estar relacionados a menores chances de doenças cardiovasculares ou metabólicas, especialmente em trabalhadores. Considerando tais aspectos, o objetivo do presente estudo foi descrever as características do estilo de vida de um grupo de controladores do tráfego aéreo de uma cidade litorânea do sul da Bahia, Brasil. Para tanto, foi realizado um estudo de caso de delineamento transversal em um grupo de militares responsável pelo controle do tráfego aéreo, nas posições de torre de controle e controle de aproximação. Como instrumento de pesquisa foi utilizado o questionário Perfi l do Estilo de Vida Individual, que contempla as seguintes características do estilo de vida: prática de atividade física, nutrição, relacionamentos, comportamento preventivo e controle do stress. O instrumento avalia cada item dos componentes do estilo de vida por meio de uma escala likert de quatro opções de resposta. Considerou-se como perfi l negativo os escores 0 e 1 e como perfi l positivo os escores 2 e 3. Para a apresentação dos dados foram utilizados procedimentos de estatística descritiva. Observou-se perfil negativo para todos os itens do componente nutrição e para um componente da atividade física, sendo que para o componente relacionamentos foi identifi cado um item com escore máximo (perfi l positivo). A adoção de hábitos saudáveis é um importante elemento para a prevenção de possíveis doenças crônicas não-transmissíveis, assim, sugere-se a implementação de programas de promoção de saúde para trabalhadores.

https://doi.org/10.37310/ref.v78i146.313
PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.