AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE DE VOLEIBOLISTAS POR MEIO DO TESTE “TW 20 METROS”
PDF

Palavras-chave

Avaliação em Voleibol
Resistência de Salto
Condicionamento Físico

Como Citar

Pellegrinotti, I. L., & Souza, S. J. G. de. (2017). AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE DE VOLEIBOLISTAS POR MEIO DO TESTE “TW 20 METROS”. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 76(137). Recuperado de https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/341

Resumo

O presente estudo teve como objetivo avaliar a performance de atletas de voleibol pelo método “Teste W20 metros”. Durante a execução do teste, os atletas cumpriram o maior número de vezes possível o percurso composto de três bloqueios, cinco mudanças de direção e deslocamento de 20 metros, completando um estágio, repetido por um período de seis minutos. Para análise deste teste, foi realizado um experimento com 13 indivíduos, infanto-juvenis, de duas equipes das cidades de Campinas-SP e de Sorocaba-SP, ambas participantes do Campeonato Paulista da Federação Paulista de Voleibol (FPV). As análises das variáveis observacionais pretendidas pelo teste, bem como o instrumento foram quantificados através de médias e desvios padrão. O resultado da distância percorrida teve uma média igual a 703,07±38,36; em relação à velocidade, m/s, a média foi de 1,95±0,11; já a média do número de mudanças de direção foi de 175,85±5,58; e o número de saltos teve a média 105,54±5,87. O teste pode se constituir em um indicador da performance motora de jogadores de voleibol, utilizando-se da distância alcançada nos seis minutos e das fórmulas: Número de saltos - NS = -1,749 + 0,153.D(distância); Mudanças de direção - MD = -0,893 + 0,251.D(distância).

PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.