PARADOXO DO EXERCÍCIO: DOSES ADEQUADAS E BENEFÍCIOS, DOSES INADEQUADAS E RISCOS
PDF

Palavras-chave

Sedentarismo
Atividade Física
Benefícios
Prevenção de Doenças

Como Citar

Hossri, C. A. (2017). PARADOXO DO EXERCÍCIO: DOSES ADEQUADAS E BENEFÍCIOS, DOSES INADEQUADAS E RISCOS. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 76(137). Recuperado de https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/349

Resumo

O objetivo deste artigo é abordar como a atividade física pode ser o foco para a prevenção de doenças e para a promoção da saúde, a partir de uma avaliação e uma orientação adequada, evitando-se os exageros, muitas vezes cometidos, quando da execução da mesma. Neste trabalho, ponderou-se sobre os benefícios da atividade física, bem como os malefícios desta, se não orientada, específica para cada indivíduo.Conclui-se que a atividade física tem ação protetora global, mas, se realizada de forma exagerada, faz com que os mecanismos de proteção diminuam, podendo causar maiores riscos, como lesões periféricas (musculares) ou cardíacas (arritmias).

PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.