Impacto dos exercícios, da nutrição e dos hormônios na saúde dos ossos
PDF

Palavras-chave

Exercícios
Nutrição
Hormônios
Saúde dos Ossos
Densidade Mineral Óssea (DMO)

Como Citar

Fabri, T. F. de S., & Santos, T. de L. Z. (2017). Impacto dos exercícios, da nutrição e dos hormônios na saúde dos ossos. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 75(133). Recuperado de https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/368

Resumo

O estilo de vida sedentário, bem como uma alimentação pobre em cálcio, são importantes determinantes da probabilidade de desenvolver a osteoporose, doença caracterizada pela perda da densidade óssea normal, com aumento da fragilidade estrutural e da propensão às fraturas. A densidade mineral óssea permite identificar, através da densitometria óssea, a resistência do osso à fratura, sendo útil para um acompanhamento da evolução e para o tratamento da osteoporose. Indivíduos com osteoporose exigem um exame físico preciso, baseado em uma anamnese completa. Os exercícios, a nutrição e os hormônios contribuem para uma melhoria do quadro osteoporótico, sendo recomendados nos programas de prevenção e tratamento. Fato que contempla a inclusão definitiva de médicos, nutricionistas e professores de Educação Física no contexto terapêutico da área de saúde, gerando a necessidade de um conhecimento fisiopatológico mais aprofundado sobre a saúde dos ossos. O presente estudo se propõe a fazer uma revisão da literatura com o objetivo de identificar a relação entre exercícios, nutrição e hormônios na saúde dos ossos, observando dois aspectos: a necessidade de uma orientação clínica adequada para a prática de esportes por pessoas osteoporóticas e a ansiedade gerada pela ausência dessa orientação.
PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.