Resumo
Ao se pensar na adoção de um estilo de vida saudável se desperta para a importãncia de conhecer a realidade de crianças e adolescentes em relação aos hábitos cotidianos e às prevalências de excesso ponderal e hipertensão arterial. O objetivo desse trabalho foi investigar a presença de hipertensão arterial entre
adolescentes e sua associação com excesso pondera I e atividade física. Trata-se de um estudo transversal de base escolar que avaliou 565 adolescentes de 14 a 19 anos, ambos os sexos, matriculados na rede pública de ensino de Caucaia, região metropolitana de Fortaleza-CE. A pressão arterial foi aferida e classificada conforme as V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Utilizou-se o índice de Massa Corporal - IMC categorizado conforme tabela com percentis para idade e sexo segundo o National Center for Health Statistics (NCHS) e o Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Para avaliar a atividade física dos participantes utilizou-se o International Physical Activity Questionnaire - IPAQ. Dos 565 adolescentes estudados, detectou-se alteração na pressão arterial em 45,3% sendo esse valor mais expressivo entre as meninas (53,3%). Observou-se também a prevalência de 13,5% de excesso ponderal entre o grupo e a presença de atividade física adequada em 70,3% dos alunos. Conclui-se então que os níveis pressóricos dos adolescentes avaliados não foram associados à atividade física e ao estado nutrícional, mas a alta prevalência de valores elevados demanda a investigação de outros fatores que possam estar associados a esta situação, a fim de direcionar ações de intervenção em curto prazo.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.