TREINAMENTO COM PESOS PARA INICIANTES: COMPARAÇÃO DA INCIDÊNCIA DE MICROLESÓES MUSCULARES ENTRE TRÊS PROTOCOLOS DE TREINAMENTO
PDF

Palavras-chave

Treinamento com Pesos
Iniciantes
Microlesão

Como Citar

Asano, R. Y. (2017). TREINAMENTO COM PESOS PARA INICIANTES: COMPARAÇÃO DA INCIDÊNCIA DE MICROLESÓES MUSCULARES ENTRE TRÊS PROTOCOLOS DE TREINAMENTO. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 75(134). Recuperado de https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/417

Resumo

O treinamento com pesos é, comumente, utilizado em programas de atividade física. Pesquisas relatam efeitos positivos na saúde e na performance de praticantes desse tipo de treinamento, sendo o desenvolvimento da força, da hipertrofia e da resistência muscular alguns dos benefícios observados. Porém, em iniciantes, a incidência de microlesão muscular é um evento comum. O American College of Sports Medicine publicou diretrizes para o treinamento com pesos para alunos iniciantes. As variáveis intensidade, volume, recuperação, velocidade de contração muscular, sequencia dos exercícios, ordem dos exercícios e utilização de pesos livres, ou de máquinas de musculação, foram relatadas em protocolos visando treinamento de força, de hipertrofia e de resistência muscular localizada. O objetivos deste estudo foi comparar a incidência de microlesões musculares do treinamento com pesos em iniciantes no programa, nos três modelos de treinamento citados acima. Participaram desse estudos dez indivíduos sedentários. As mensurações utilizadas para determinação da microlesão foram: percepção subjetiva do esforço e atividade de creatina kinase. Houve aumento significativo na atividade de creatina kinase (564 +- 145 U.I) no protocolo de hipertrofia, quando comparado com os protocolos de força e RML (p < 0,05). Os resultados sugerem que o protocolo de hipertrofia parece ser o mais interessante para o aluno iniciante em programa de treinamento com pesos, em relação à microlesão muscular, quando comparado com o protocolo de força e resistência muscular localizada.
PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.