MODIFICAÇÃO NOS INDICADORES DO ESTADO DE HIDRATAÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE AÇÕES DE COMANDOS APÓS MARCHA DE 20 KM
PDF

Palavras-chave

Marcha de 20 km
Hidratação
Desempenho Físico
Treinamento Físico

Como Citar

Pinheiro, L. R. L., de Abreu, R. S. L., Kroeff, M. B., Barbosa, E. S., Júnior, D. M. dos S., Gomes, F. C., Martins, M. D. C., Júnior, N. J. M., & Filho, M. V. P. (2017). MODIFICAÇÃO NOS INDICADORES DO ESTADO DE HIDRATAÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE AÇÕES DE COMANDOS APÓS MARCHA DE 20 KM. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 75(134). Recuperado de https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/419

Resumo

A marcha de 20 km do Curso de Ações de Comandos (CAC) deve ser realizada no menor tempo possível, demandando grande quantidade de energia e liberação de calor. A evaporação do suor é, normalmente, a principal forma de perda de calor, tornando-se fundamental a manutenção da hidratação para que não haja prejuízo para a performance ou para a saúde dos militares. O objetivo deste estudo foi verificar o comportamento das variáveis indicadoras do estado de hidratação dos candidatos ao CAC, quando submetidos a um teste de marcha de 20 Km. Participaram do estudo 59 militares do Exército Brasileiro, candidatos ao CAC, do sexo masculino, com 26 +- 3 anos, 174,6 +- 6,7 cm e 72 +- 9,64 kg. O café da manhã foi padronizado e, uma hora antes da marcha, os sujeitos ingeriram 500 mL de água. Antes e após a marcha, a massa corporal e a gravidade específica da urina foram medidas, bem como foram coletados 10 mL de sangue para a análise da concentração das proteínas totais, da hemoglobina e para leitura do hematócrito. Durante o deslocamento, a ingestão de líquidos e alimentos foi Ad Libitum e controlada. A temperatura e a umidade relativa do ar foram de 28,2 graus e 54,8%, respectivamente. Foram encontradas diferenças significativas (p<0,05) entre os testes realizados, antes e após a marcha, para todas as variáveis analisadas: Densidade da urina: 1019,85 +- 6,04 (média +- desvio padrão) e 1022,30 +- 5,64; Hematócrito: 39,55 +- 2,08 e 42,24 +- 2,94; Hemoglobina: 13,18 +- 0,70 e 14,05 +- 1,03; Proteínas totais: 6,22 +- 0,39 e 6,80 +- 0,40; e Peso: 75,43 +- 7,80 e 73,11 +- 7,85. Concluiu-se que a quantidade de líquidos ingerida durante a marcha não foi suficiente para a manutenção dos níveis de hidratação e para evitar a perda no desempenho.
PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.