ALTERAÇÕES FISIOLÓGICAS E PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO FÍSICO PARA TRANSPLANTADOS CARDÍACOS - UMA INTRODUÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PDF

Palavras-chave

Transplante Cardíaco
Alterações Fisiológicas
Exercício Físico
Profissional de Educação Física

Como Citar

de Oliveira, D. A., Silva, R. A., Arsa, G., Mota, Y. L., Nakasshima, R. M., Puehringer, P. H., Reis, C. A., Almeida Júnior, C. de, & Conceição, C. da C. (2017). ALTERAÇÕES FISIOLÓGICAS E PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO FÍSICO PARA TRANSPLANTADOS CARDÍACOS - UMA INTRODUÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 75(134). Recuperado de https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/420

Resumo

A prescrição de exercícios físicos para indivíduos submetidos a transplante cardíaco é de fundamental importância para a reabilitação desses pacientes, colaborando para a melhoria das funções fisiológicas e permitindo o retorno aos seus afazeres cotidianos, com qualidade e menos esforço. Contudo, é necessário conhecer as alterações fisiológicas sofridas pelos portadores de transplante e as diretrizes da prescrição de treinamento, para, posteriormente, prescrever o treinamento físico adequado. Baseado nisso, o objetivo deste estudo é apresentar à comunidade da Educação Física, através de uma revisão da literatura, um arcabouço introdutório de conhecimentos para aqueles que pretendem trabalhar com indivíduos transplantados cardíacos. Constatou-se que o indivíduo transplantado cardíaco possui limitações físicas decorrentes da cirurgia, bem como do tratamento de sua doença coronariana, o que não o impede de participar de sessões de exercícios físicos, sendo imprescindível o acompanhamento de um profissional de Educação Física no que tange à prescrição do treinamento.
PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.