EFEITOS DO TREINAMENTO FÍSICO MILITAR NA POTÊNCIA MUSCULAR DOS MEMBROS INFERIORES E NOS INDICADORES DA COMPOSIÇÃO CORPORAL
PDF

Palavras-chave

Treinamento Físico Militar
Potência de Membros Inferiores
Composição Corporal

Como Citar

Maior, A. S., de Souza, M. W. B. J., Defilippo, E., Granado, F. D., Boabaid, J. W. da S., Beyruth, R. M. de P., & Simão, R. (2017). EFEITOS DO TREINAMENTO FÍSICO MILITAR NA POTÊNCIA MUSCULAR DOS MEMBROS INFERIORES E NOS INDICADORES DA COMPOSIÇÃO CORPORAL. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 75(135). Recuperado de https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/425

Resumo

O Treinamento Físico Militar (TFM) visa fortalecer a estrutura muscular global do indivíduo e selecionar os que apresentam maior força física e psicológica. O objetivo deste estudo foi quantificar a potência muscular de membros inferiores, bem como a composição corporal, antes e após o treinamento físico militar de oficiais e sargentos do Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil - RJ. Foram selecionados 10 indivíduos (idade 25,8 ± 6 anos, peso corporal 72,5 ± 9,1kg e estatura 174,1 ± 7,3cm), submetidos aos testes de salto vertical e de salto horizontal, realizando-se avaliações de composição corporal, antes e após o treinamento físico militar, com duração de três semanas, cinco vezes por semana. O treinamento consistia em 18 exercícios para membros inferiores e superiores. Os resultados através do teste t-student pareado mostraram redução significativa de -2,5% (p<0,01) para o salto vertical, bem como redução não significativa de 1% (p>0,05) para o salto horizontal, após a terceira semana de treinamento. Em relação à composição corporal, o teste t-student pareado mostrou redução significativa de -2,8% (p<0,01), após a terceira semana de treinamento. A conclusão mostra que os processos neurais apresentam íntimo comportamento ligado aos parâmetros da especificidade das ações musculares. Demonstra, ainda, que a influência da fadiga e do stress neuromuscular, associado ao reduzido consumo calórico, reduz a performance nos saltos verticais e nos horizontais, assim como produz alteração na composição corporal dos indivíduos participantes de um programa de treinamento físico militar.
PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.