TREINAMENTO DE FORÇA PARA CORREDORES DE FUNDO
PDF

Palavras-chave

Treinamento Concorrente
Treinamento de Resistência
Provas de Fundo

Como Citar

Gerken, G. de A., Junior, S. P., de Carvalho, R. A. M., Alves, T. F., & Fernandes, I. dos P. (2017). TREINAMENTO DE FORÇA PARA CORREDORES DE FUNDO. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 76(138). Recuperado de https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/437

Resumo

O treinamento de resistência de força para corredores de provas de fundo tem sido largamente empregado por técnicos e treinadores, na busca de melhores marcas e para proporcionar a manutenção do elevado nível competitivo ao longo da temporada. O atleta, cada vez mais, chega próximo aos limites do corpo humano, não havendo, portanto, espaços para erros. Este estudo tem por finalidade apresentar métodos de aprimoramento da resistência de força empregados pelos principais treinadores, além de indicar os fatores que podem vir a intervir negativamente neste treinamento, possibilitando posterior consulta e referenciação.Foram encontrados três métodos de treinamento de resistência de força para fundistas: o treinamento em circuito combinado com exercícios aeróbicos; o treinamento de resistência de força em rampa; e o treinamento no Leg Press. O estudo apresentou, ainda, maneiras adotadas por alguns pesquisadores e treinadores para evitar os efeitos indesejáveis deste tipo de treinamento, concluindo-se que estes três principais métodos de treinamento de resistência de força para corredores de fundo, se corretamente empregados, podem otimizar os resultados.

PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.