UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES MODELOS DE FRACIONAMENTO CORPORAL COMO CRITÉRIO DE REFERÊNCIA
PDF

Palavras-chave

composição corporal
modelos de fracionamento corporal
massa corporal.

Como Citar

Pinto, E. M., Guimarães, D., Villaça, A. H. R., Da Silva, S. L., Madrid, B., De Moraes, J. F. V. N., & Guido, M. (2012). UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES MODELOS DE FRACIONAMENTO CORPORAL COMO CRITÉRIO DE REFERÊNCIA. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 81(155). https://doi.org/10.37310/ref.v81i155.455

Resumo

A composição corporal tem importância fundamental para profissionais da nutrição, medicina e educação física. A existência de vários métodos e técnicas para mensuração dos componentes do organismo torna necessário um aprofundamento maior sobre suas origens, pressupostos e validação para utilização de forma adequada em populações de raças, idades e sexos específicos. Os modelos de fracionamento corporal são capazes de analisar, separadamente, a contribuição dos componentes na constituição do corpo humano, sendo utilizados frequentemente como critério referência para a validação de novos equipamentos. Desta  forma, este artigo tem como objetivo reunir trabalhos científicos que utilizaram modelos de dois, três e quatro componentes para a determinação da composição corporal em diferentes  populações, sendo eles como critérios de referência ou comparados entre si.
https://doi.org/10.37310/ref.v81i155.455
PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.