Resumo
O ciclismo indoor é realizado em bicicletas específicas, onde as capacidades físicas, resistência e velocidade, são evidenciadas.O objetivo da pesquisa foi identificar alterações na massa corporal, no hematócrito e no volume urinário, em sete indivíduos do gênero masculino, praticantes de ciclismo indoor, antes (pré-teste) e depois (pós-teste) de serem submetidos a três situações distintas, cada qual separada por um intervalo de 48h: ingestão de 400ml de solução carboidratada eletrolítica a 6% (SE), 400ml de água (AG) e sem ingestão de líquidos (SH), durante uma aula de ciclismo indoor (50min), verificando as diferenças estatísticas entre esses grupos. Os testes foram aplicados em um ambiente com temperatura média de 25oC e umidade relativa do ar média de 85%. O exercício físico foi realizado em um cicloergômetro, no qual o padrão de movimento constou de 50 minutos de exercício, a 85% da freqüência cardíaca máxima, com intervalos de um minuto de recuperação ativa a cada 20 minutos, com intensidade e duração do exercício idêntico às utilizadas em aulas de ciclismo indoor. Os resultados indicaram perdas de massa corporal, alterações no hematócrito, assim como variações no volume urinário, respectivamente, de 1,47kg(SE), 1,50kg(AG) e 1,31kg(SH), 1,97%(SE), 1,48%(AG) e 2,27%(SH) e 48,57ml(SE), 40ml(AG) e 40,71ml(SH) para as três situações estudadas. Foramencontradas diferenças estatisticamente significativas, entre o pré-teste e o pós-teste, para cada situação investigada e, entre as situações investigadas, (SE), (AG) e (SH), não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas com p ≤ 0,05.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.