O EFEITO DO TREINO DA VISÃO PERIFÉRICA NA ZONA DOS GOLS DO FUTSAL -TREINO DA VISÃO PERIFÉRICA
PDF

Palavras-chave

Visão
Visão Periférica
Treino
Futsal

Como Citar

Junior, N. K. M., & da Silva, V. F. (2018). O EFEITO DO TREINO DA VISÃO PERIFÉRICA NA ZONA DOS GOLS DO FUTSAL -TREINO DA VISÃO PERIFÉRICA. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 77(143). https://doi.org/10.37310/ref.v77i143.464

Resumo

A percepção visual é importante para o atleta do futsal realizar suas ações, na partida, com qualidade. A visão periférica otimiza o ataque, pois o esportista tem mais chances de gol. O objetivo desse estudo foi determinar o efeito do treino da visão periférica na zona dos gols do futsal.Dez jovens jogadores de futsal, com 10,4±2,31 anos, treinaram por 25 dias. O grupo experimental (GE) fez 25 sessões do treino da visão periférica e o grupo controle (GC) realizou 15 sessões do treino tradicional do futsal, efetuando 10 sessões do treino da visão periférica. A pesquisa teve três turnos de um campeonato em dupla, que foram filmados e, depois, analisados por scout. A Anova three way (grupo x turno x zona de gols) foi significativa apenas entre as zonas F (4,54) = 19,44, p = 0,00. Nas comparações entre as médias Tukey HSD detectou diferença significativa (p≤0,05) da média de gols da zona dois, emcomparação às demais zonas (três, cinco, seis e oito). O teste “t” independente identificou diferença significativa (p≤0,05), em todo o campeonato, da zona dois em relação às demais zonas. O GE e o GC tiveram resultados parecidos, nas zonas de gols, mais tentos na zona dois. Não se pode concluir, com precisão, os achados parecidos das zonas de gol do GE e do GC.

https://doi.org/10.37310/ref.v77i143.464
PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.