Indicadores Antropométricos de Risco Cardiovascular em Estudantes de Educação Física
PDF

Palavras-chave

Obesidade. Estudantes. Antropometria.

Como Citar

Pinto, E. M., Guimarães, D., Villaça, A. H. R., Da Silva, S. L., & Madrid, B. (2012). Indicadores Antropométricos de Risco Cardiovascular em Estudantes de Educação Física. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 81(155). https://doi.org/10.37310/ref.v81i155.475

Resumo

Introdução: Entre os fatores de risco para as doenças cardiovasculares (DCV) destaca-se a obesidade, definida como o acúmulo excessivo de gordura corporal, em extensão total ou localizada. Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo descrever os indicadores antropométricos de risco cardiovascular de estudantes de Educação Física da UEFS, conforme características demográficas e comportamentais. Métodos: Trata-se de um estudo de corte transversal, com uma amostra de 58 estudantes (51,7% do sexo feminino). Foram descritos o Índice de Massa Corporal (IMC), a Circunferência da Cintura (CC), o Índice de Conicidade (Índice C), e as relações Razão Circunferência Cintura-Quadril (RCCQ) e a Razão Cintura-Estatura (RCEst), conforme sexo, idade, estado civil, ocupação, turno de trabalho, carga horária de trabalho/estágio semanal e estresse percebido. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UEFS, sob protocolo de número 043/2007. Resultados: Foi verificado um percentual alto de eutróficos (68,96%). Apenas a variável sexo apresentou associação significante com o IMC. Os homens apresentaram maior prevalência de sobrepeso e obesidade (46,4%) e de Risco Coronariano Elevado segundo o IMC (64,3%). Conclusões: O sexo masculino foi fator de risco para sobrepeso e obesidade. A CC, o Índice C, a RCCQ e a RCEst não apresentaram associação estatisticamente significante com as variáveis estudadas.
https://doi.org/10.37310/ref.v81i155.475
PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.