AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES PSICOLÓGICAS DE COPING EM ATLETAS MILITARES PARTICIPANTES DOS 5º JOGOS MUNDIAIS MILITARES
PDF

Palavras-chave

Atletas
coping
militar.

Como Citar

Cotian, M. de S., Genial, L. O., & Fortes, M. de S. (2012). AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES PSICOLÓGICAS DE COPING EM ATLETAS MILITARES PARTICIPANTES DOS 5º JOGOS MUNDIAIS MILITARES. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 81(154). https://doi.org/10.37310/ref.v81i154.480

Resumo

O estudo avaliou as habilidades psicológicas de coping de atletas do Tiro Esportivo e Pentatlo Militar que compuseram as equipes das Forças Armadas Brasileiras que disputaram os 5º Jogos Mundiais Militares em Julho de 2011, no Rio de Janeiro. Os instrumentos utilizados foram questionário sócio-demográfi co e o Athletics Coping Skills Inventory (ACSI-25BR). Em relação aos parâmetros antropométricos e ao tempo de treinamento, o grupamento masculino apresentou valores significativamente maiores que o feminino (p < 0,001). Os resultados da aplicação do ACSI-25BR apontaram valores médios signifi cativamente maiores para a habilidade psicológica Desempenho sob Pressão para o grupo masculino em comparação ao grupo feminino (p < 0,05), enquanto que as outras habilidades psicológicas não diferiram signifi cativamente entre os sexos. Neste estudo não encontramos correlação signifi cativa entre a idade, o tempo de treinamento e as habilidades psicológicas avaliadaspelo ACSI-25BR.
https://doi.org/10.37310/ref.v81i154.480
PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.