INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO CONCORRENTE DE CAPOEIRA E ATLETISMO NO DESEMPENHO MOTOR DE CRIANÇAS PRATICANTES DE FUTSAL
PDF

Palavras-chave

Treinamento. Futsal. Capoeira. Atletismo.

Como Citar

Pinto, E. M., Guimarães, D., Villaça, A. H. R., Da Silva, S. L., & Madrid, B. (2012). INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO CONCORRENTE DE CAPOEIRA E ATLETISMO NO DESEMPENHO MOTOR DE CRIANÇAS PRATICANTES DE FUTSAL. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 81(154). https://doi.org/10.37310/ref.v81i154.483

Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar a influência do treinamento concorrente de atletismo e capoeira nos níveis de desempenho motor, em crianças de sete a 10 anos praticantes de futsal. Participaram do estudo crianças (n=39) do sexo masculino, divididos em dois grupos, submetidos ao treinamento concorrente, o grupo FA (n=20) foi submetido ao treinamento de futsal e atletismo e o grupo FC (n=19) futsal e capoeira. Para avaliação dos níveis de desempenho motor dos dois grupos foi aplicada uma bateria de testes. Foi verifi cada a normalidade dos dados (Kolmogorov-Smirnov) e aplicada ANOVA para medidas repetidas, com post hoc de Bonferroni. Foram utilizados os pacotes estatísticos SPSS (12.0). Não encontramos ganhos signifi cativos estatisticamente em nenhum dos grupos investigados, porém, ambos os grupos apresentaram uma tendência de ganho em suas habilidades motoras.
https://doi.org/10.37310/ref.v81i154.483
PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.