RELEVÂNCIA DO TREKKING E DOMOUNTAIN BIKE PARA O DESEMPENHO EM CORRIDA DE AVENTURA
PDF

Palavras-chave

Corrida de Aventura
Mountain Bike
Trekking

Como Citar

Junior, M. M., Castro, F. de S., & Vaz, M. A. (2017). RELEVÂNCIA DO TREKKING E DOMOUNTAIN BIKE PARA O DESEMPENHO EM CORRIDA DE AVENTURA. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 77(142). https://doi.org/10.37310/ref.v77i142.489

Resumo

O objetivo deste estudo foi comparar a relevância das modalidades de mountain bike e de trekking para o desempenho em prova de corrida de aventura. Seis atletas (27,3 ± 4,9 anos; 73,0 ± 5,5 kg; 178,1 ± 6,0 cm; 22,9 ± 0,9 índice de massa corporal; 10,3% ± 5,1% percentual de gordura corporal) realizaram testes de desempenho máximo nas modalidades de mountain bike e de trekking isoladamente, e, posteriormente, participaram de uma prova de corrida de aventura simulada.Correlações positivas e significativas foram encontradas entre o tempo de subida no teste de mountain bike com o tempo total de prova (r = 0,831; p < 0,040), assim como com o tempo de prova na modalidade de mountain bike com o tempo total de prova (r = 0,833; p < 0,039). Desta forma, foram observados indícios de que, entre as modalidades de mountain bike e de trekking, a mais relevante, em uma prova de corrida de aventura, seja o mountain bike.

https://doi.org/10.37310/ref.v77i142.489
PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.