TRADUÇÃO E VALIDAÇÃO DO INSTRUMENTO ORIENTAÇÕES ÀS METAS, APLICADO A JOVENS ESPORTISTAS BRASILEIROS
PDF

Palavras-chave

Motivação
Metas de Realização
Orientação às Metas
Orientação à Tarefa

Como Citar

Goulart, C., Junior, D. de R., & Rezende, A. (2017). TRADUÇÃO E VALIDAÇÃO DO INSTRUMENTO ORIENTAÇÕES ÀS METAS, APLICADO A JOVENS ESPORTISTAS BRASILEIROS. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 76(139). https://doi.org/10.37310/ref.v76i139.502

Resumo

As metas de realização têm sido consideradas um dos pontos mais relevantes dos estudos da motivação no meio esportivo. Dentro desta concepção, dois caminhos têm sido consistentemente pesquisados: as metas de situação e as de disposição; ou seja, estudos do clima motivacional e das orientações às metas, respectivamente. A primeira, trata de pesquisas referentes à percepção que os atletas têm do clima de motivação que os cerca (pais, técnicos, amigos, dentre outros) e, a segunda, trata basicamente de dois tipos de orientações às metas, como pontos centrais de motivação para o treino e para a competição (orientação para o ego e orientação para a tarefa). Nicholls e Duda (1992) elaboraram o instrumento TEOSQ (Task and Ego Orientation Sports Questionnaire), a fim de caracterizar a orientação predominante emcada caso e verificar que tipo de influência exercia sobre o rendimento esportivo. As contribuições advindas da aplicação crítica do TEOSQ incentivaram a investir em sua tradução para o português e em sua adaptação, paulatina, à realidade brasileira. O estudo foi realizado com 220 atletas, entre 12 e 17 anos de idade (M = 15.86; SD = 0.5), que participam de campeonatos locais, nacionais e alguns de nível internacional. A validação envolveu a fatorabilidade da matriz de correlações, sendo o método de rotação ortogonal dos fatores utilizado o Varimax. Os resultados foramdiscutidos segundo a ótica das teorias motivacionais e de suas contribuições para a modificação ou para a inclusão de novas estratégias psicológicas que auxiliem no treinamento esportivo. O presente trabalho pretende contribuir para ampliação dos recursos metodológicos disponíveis para a pesquisa, no Brasil, de uma das questões chaves da Psicologia do Esporte: a influência da motivação sobre o rendimento esportivo.

https://doi.org/10.37310/ref.v76i139.502
PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.