IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL DERMATOGLÍFICO E SOMATOTÍPICO DE PENTATLETAS MODERNOS BRASILEIROS DE ALTO RENDIMENTO
PDF

Palavras-chave

Pentatlo Moderno
Alto Rendimento
Perfil
Dermatoglifia
Impressões Digitais

Como Citar

Filho, N. G. R., & Filho, J. F. (2017). IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL DERMATOGLÍFICO E SOMATOTÍPICO DE PENTATLETAS MODERNOS BRASILEIROS DE ALTO RENDIMENTO. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 76(139). https://doi.org/10.37310/ref.v76i139.503

Resumo

O objetivo do presente estudo foi identificar o perfil dermatoglífico e somatotípico de pentatletas brasileiros de alto rendimento, participantes da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, realizada no Rio de Janeiro - Brasil, em 2004. Participaram do estudo sete atletas do sexo masculino, idade ± 26,33 anos, estatura 180,33 cm. O protocolo de coleta das impressões digitais foi o de Cummins e Midlo (1961). Para o somatotipo, utilizou-se o método de Carter e Heath (1990). Para o perfil dermatoglífico, foram encontrados valores do desenho digital Arco (A) em 4,0%; 50% Presilha (L); 46% Verticilo (W); Índice de deltas (D10) 14,1±3,63; Somatório da Quantidade Total de Linhas (SQTL) 128,6±30,42. À luz da classificação dermatoglífica, pode-se concluir que a amostra analisada enquadra-se entre os níveis III e IV, com a tendência de ter maximizado os níveis somático-funcionais de coordenação, de agilidade e de resistência de velocidade, sendo minimizados os de velocidade e de força. No somatotipo, encontrou-se 2,3-4,5-3,4. O somatotipo apresenta, em média, a classificação meso-ectomórfico.

https://doi.org/10.37310/ref.v76i139.503
PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.