VIOLÊNCIA NO FUTEBOL: PROPOSTA PARA NEUTRALIZÁ-LA
PDF

Palavras-chave

violência
esporte
problema
jogador
educação
futebol

Como Citar

Capinussú, J. M. (2018). VIOLÊNCIA NO FUTEBOL: PROPOSTA PARA NEUTRALIZÁ-LA. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 72(127). Recuperado de https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/526

Resumo

O trabalho objetiva prestar mais uma contribuição às várias tentativas que se têm feito de humanizar a prática esportiva, dentro de um aspecto capaz de colocar a situação-problema como um fato de transcendental importância - a violência no futebol. Dentro e fora das praças esportivas, o problema da violência tem acontecido sob várias formas, desde a simples troca de ofensas até os assassinatos, passando pela pancadaria e pelas agressões das quais não escapam nem mesmo pessoas indefesas, como crianças e idosos. Campanhas educativas tem sido constantes, premiações à disciplina dos atletas no campo de jogo tem sido prometidas e concretizadas, mas, por enquanto, os resultados tem sido pouco compensadores em relação aos esforços dispendidos e às verbas gastas com as campanhas anteriormente mencionadas. Neste trabalho, nos baseamos em análises de autores que há alguns anos vêm estudando o problema, bem como em observações feitas em nossa militância ao longo de 45 anos de campo esportivo, estabelecendo seis conclusões e dezesseis recomendações por nós consideradas de fundamental importância, caso se queira realmente minimizar o problema. Estas recomendações se baseiam também na análise da revisão da literatura feita ao longo deste trabalho.
PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.