Psicologia desportiva aplicada a jovens atletas
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Palavras-chave

Treinamento Desportivo
Psicologia Esportiva
adolescência

Como Citar

Filho, M. G. B., & Feijó, O. G. (2018). Psicologia desportiva aplicada a jovens atletas. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 69(124). Recuperado de https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/533

Resumo

 O processo de treinamento desportivo não pode se restringir apenas aos atletas de alto nível, mas deve considerar também os milhares de jovens que ingressam no esporte competitivo. Para que a juventude possa ter uma boa experiência atlética, devemos acompanhar e respeitar suas etapas de desenvolvimento psicológico, físico e social. O presente estudo pretende conhecer melhor os principais motivos, desejos e necessidades que levam os adolescentes a ingressarem e permanecerem no esporte competitivo, objetivando tanto a melhoria da performance quanto, principalmente, seu bem-estar, prazer e alegria nos treinamentos e competições. Além disso, o sucesso de um programa para jovens depende do tipo de influência exercida pelo treinador responsável e do modo de condução de treinos e competições para que fenômenos como o burnout (esgotamento, saturação) e o drop-out (abandono) sejam evitados. Todo esforço deve ser feito pelos envolvidos no esporte para manter os jovens em processo de treinamento pelo maior tempo possível, permitindo um planejamento correto e a longo prazo, garantindo um futuro de sucesso para o esporte competitivo e a certeza de que os adolescentes viveram momentos inesquecíveis de sua vida dentro do esporte.

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