A ATUAL PREPARAÇÃO DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE VOLEIBOL MASCULINA
PDF

Palavras-chave

Voleibol
Preparação
Seleção Masculina

Como Citar

de Rezende, B. R., Tabach, R., Santos, F., Neto, J. I. S., Tenius, G., Giglio, R., & Medina, M. F. (2018). A ATUAL PREPARAÇÃO DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE VOLEIBOL MASCULINA. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 72(127). Recuperado de https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/547

Resumo

O presente estudo teve por objetivo relatar, de modo sucinto, a atual preparação que vem sendo desenvolvida pela Comissão Técnica da Seleção Brasileira de Voleibol Masculino. No contexto, foram descritos alguns aspectos da preparação técnica e tática dos fundamentos defensivos (recepção, defesa e bloqueio), associando com as estratégias adotadas na elaboração do sistema defensivo da equipe. Além da preparação técnica, são citados os métodos de treinamento adotados na preparação física da equipe para desenvolver as principais qualidades físicas necessárias ao atleta de voleibol masculino de alto rendimento. Na área da fisioterapia, são identificadas as causas das principais lesões e o modo de atuação dos profissionais no tratamento dos atletas. A análise estatística é descrita como um instrumento de assessoramento contínuo do treinador, antes e durante as partidas, passando informações permanentes do adversário e da sua equipe. Por fim, cabe ressaltar a participação da Diretoria de Pesquisa e Estudos de Pessoal no referido trabalho, disponibilizando todas suas instalações para treinamento e preparação das Seleções de Voleibol do Brasil.

PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.