Resumo
Introdução: A gestão do esporte, vem se mostrando um campo de atuação em expansão para os profissionais de educação física. O SESC Pernambuco (SESC-PE), desempenha um modelo diferenciado de gestão do esporte, que favorece o fomento do esporte para a qualidade de vida, a iniciação esportiva e o desenvolvimento de atletas de alto rendimento.
Objetivo: Descrever e examinar o modelo de gestão esportiva adotado pelo SESC-PE, sua estrutura organizacional, metodologia de trabalho e identificar os seus pontos positivos.
Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter exploratório. Os dados foram obtidos, mediante informações documentais, disponibilizados pelo Departamento Regional e disponíveis no site oficial do SESC-PE.
Resultados: O SESC-PE é administrado por um Conselho Deliberativo. As ações do Departamento Físico de Esportes são avaliadas por vários Departamentos antes de proceder à execução. As 20 unidades do SESC-PE adotam uma rede de comunicação e um modelo de ações baseadas na unicidade, fato que contribui para a padronização e qualidade dos projetos. As ações desenvolvidas pela DFE em toda a regional são previstas e planejadas no ano anterior, através do Plano Anual de Trabalho.
Conclusão: O modelo de gestão esportiva adotado pelo SESC-PE é um mecanismo eficaz, pois o seu processo de avaliação de múltiplos projetos (rede) fornece uma análise de diferentes perspectivas profissionais.
Network: an Effective Model in the Sport Management of Sesc PernambucoIntroduction: The sports management is an expanding field of action for Physical Education professionals. SESC Pernambuco (SESC-PE) performs a differentiated sports management model which favors the promotion of sports for quality of life, sports initiation and the development of high-performance athletes.
Objective: Describe and examine the sports management model adopted by SESC-PE, its organizational structure, work methodology and identify its strengths.
Methods: This is a descriptive exploratory research. The data were obtained through documentary information, made available by the Regional Department and available on the official website of SESC-PE.
Results: SESC-PE is administered by a Deliberative Board. The actions of the Sports Structural Department are evaluated by several Departments before proceeding to execution. The 20 units of SESC-PE adopt a network communication and a model of actions based on the unicity, fact that contributes to the standardization and quality of the projects. The actions developed by the DFE throughout the regional is anticipated and planned in the previous year, through the Annual Work Plan.
Conclusion: The sports management model adopted by SESC-PE is an effective mechanism since its multiple project evaluation process provides an analysis of different professional perspectives.
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