Métodos para avaliação da motivação do esporte no Brasil – estado da arte
v.84, n.1 - 2015
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Palavras-chave

escalas
questionário
inventário
validade
psicometria

Como Citar

Martins, D., & Neves, Ângela. (2015). Métodos para avaliação da motivação do esporte no Brasil – estado da arte. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 84(1). Recuperado de https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/85

Resumo

Introdução: A motivação no contexto esportivo internacional torna-se cada vez mais um tema de relevante interesse na busca de melhores resultados, entre outras consequências. No âmbito nacional, o assunto ainda é pouco estudado e desenvolvido.

Objetivo: Realizar uma revisão sistemática das escalas atitudinais auto preenchíveis disponíveis no Brasil para avaliar motivação no contexto esportivo, a fim de oferecer aos pesquisadores brasileiros as informações sobre as qualidades psicométricas dos mesmos, o que é um material relevante no processo de seleção dos métodos de pesquisa e intervenção em psicologia do esporte.

Métodos: A pesquisa bibliográfica foi realizada incluindo os títulos publicados até setembro de 2015. A busca eletrônica resultou em um total de 658 referências. A seleção final foi definida por meio de consenso entre os dois pesquisadores independentes e resultou em quatro estudos.

Resultados: Os estudos psicométricos para escala de motivação no contexto esportivo selecionados não investigaram aspectos de validade importantes (como validade de critérios e de constructo), fizeram análises parciais de confiabilidade interna e ainda, houve alguns equívocos metodológicos na extração da estrutura fatorial das escalas.

Conclusão: Há uma carência de estudos psicométricos no Brasil de escalas que avaliem outras dimensões da motivação, que não aquela voltada aos motivos de praticar atividade física e/ou esporte. Além disso, existe a necessidade de validar instrumentos em amostras de referência de atletas de variadas modalidades.

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