Efeito agudo do Circuito Utilitário do Exército Brasileiro em marcadores cardiorrespiratórios de militares
v.84, n.1 - 2015
PDF

Palavras-chave

circuito utilitário
frequência cardíaca
marcadores cardiorrespiratórios
treinamento de resistência em circuito

Como Citar

Almeida, L., & Melo, R. (2015). Efeito agudo do Circuito Utilitário do Exército Brasileiro em marcadores cardiorrespiratórios de militares. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 84(1). Recuperado de https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/86

Resumo

Introdução: Nos mesmos parâmetros dos objetivos e características de execução do Treinamento de Resistência em Circuito, o Circuito Utilitário do Exercito Brasileiro é dividido em dez estações, cada uma com um tipo de exercício físico. Se o volume e a intensidade do treinamento forem exagerados e/ou tempo de recuperação insuficientes, podem ocorrer consequências danosas ao organismo. Portanto, é importante verificar as respostas cardiorrespiratórias relativas à carga do exercício, mesmo que agudamente.

Objetivo: Analisar se os efeitos agudos dos marcadores cardiorrespiratórios do treinamento em Circuito Utilitário do Exército Brasileiro encontram-se dentro dos limites de tolerância e segurança.

Métodos: A amostra foi composta por 10 militares do sexo masculino, alunos da Escola de Educação física do Exército (EsEFEx), saudáveis e fisicamente ativos, com idade média 27,8 (±1,69) anos, peso 77,44 (±8,40) kg e altura 1,77 (±0,08) m. Os exercícios foram realizados em um espaço gramado, com o horário de coleta de dados entre 10 e 12 horas da manhã e foi respeitado um intervalo mínimo de 48h entre a execução dos exercícios. Foram tomadas as frequências cardíacas de cada participante imediatamente antes do inicio do circuito, imediatamente após cada término de estação, um minuto após o final do circuito e, cinco minutos depois do término do circuito.

Resultados: Não houve diferenças estatísticas significantes entre as frequências cardíacas de pico medidas durante as execuções do circuito nos tempos de 30, 45 e 60 segundos, F(2,30) = 0,5521, p = 0,5872.

Conclusão: Para o treinamento em Circuito Utilitário do Exercito Brasileiro, a variação dos volumes estudados não é fator determinante para se alcançar uma frequência de pico que corresponda à intensidade considerada “dura”, estando na zona ideal de treinamento de um exercício físico.

PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.