Altura de queda ótima em treinamento pliométrico para equipes de Pentatlo Militar
v.84, n.1 - 2015
PDF

Palavras-chave

salto em profundidade
tempo de voo
força explosiva

Como Citar

Correa, R., & Charbel, M. (2015). Altura de queda ótima em treinamento pliométrico para equipes de Pentatlo Militar. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 84(1). Recuperado de https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/95

Resumo

Introdução: O Pentatlo Militar é uma modalidade esportiva disputada em cinco provas distintas e dias consecutivos, uma delas é a Pista de Pentatlo Militar. Devido à modalidade não ser praticada por militares com fins predominantemente esportivos, houve pouco interesse da comunidade científica em abordar esse campo de pesquisa. Com a profissionalização do esporte nas forças armadas cresce de importância a pesquisa científica acerca do Pentatlo Militar.

Objetivo: O presente estudo averiguou relações entre altura de queda ótima, tempo de contato com o solo após a queda livre, o tempo de voo após o salto e os tempos de execução da pista de pentatlo militar das atletas da equipe feminina brasileira.

Métodos: Participaram deste estudo quatro mulheres saudáveis (29,25 ± 2,5 anos; 61,81 ± 6,74 kg, 171,37 ± 9,92 cm), sem histórico de lesão nos membros inferiores nos últimos seis meses. As atletas realizaram três saltos em quatro alturas de queda selecionadas, com livre utilização dos membros superiores para a execução do salto após a queda. As variáveis do salto foram medidas por uma plataforma de força, utilizando-se o apoio bipodal sobre a plataforma na queda inicial e secundária, dando-se um intervalo de dois minutos entre os saltos nas alturas de queda selecionadas. Os valores encontrados para cada atleta foram comparados através dos testes de correlação de Spearman e Friedman.

Resultados: Duas atletas apresentaram resultados significantes na correlação entre altura de queda e tempo de voo (x2(3,3)=6,52, p=0,09 e x2(3,3)=7, p=0,7). Duas atletas apresentaram resultados significantes na correlação entre altura de queda e tempo de contato com o solo (x2(3,3)=8,2, p=0,4 e x2(3,3)=9,69, p= 0,4).

Conclusão: Apesar de ter sido encontrado amparo estatístico para determinar a altura de queda ótima de duas das atletas, não se pode generalizar as conclusões encontradas a todos pentatletas devido à forte individualidade do treinamento pliométrico.

PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.